Atenção
O JavaScript deve estar ativado para que você use todas as funcionalidades que o OdontoConcursos oferece. No entanto, parece que ele está desativado.
Ative o JavaScript alterando as opções do navegador e tente novamente.

Boletim Informativo


Novo Antibiótico é Esperança Contra a Resistência Bacteriana

Estudo publicado na Revista Nature, realizado pela Universidade de Harvard e pela Farmacêutica Hoffmann - La Roche, descreve uma nova classe de  antibiótico a Zosurabalpina. O novo medicamento é uma esperança promissora à necessidade urgente de novos antiobióticos capazes de enfrentar cepas multiresistentes a diversos antibióticos atualmente disponíveis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano, em todo o mundo devido às bactérias multiresistentes, sendo crescente o número de patógenos relacionados a doenças graves que estão se tornando resistentes.

 O estudo feito com a Zosurabalpina em ratos, demostrou eficácia contra um grande número de cepas multiresistentes, inclusive contra o Actinobacter baumannii, bactéria relacionada a infecções hospitalares graves, contra a qual o FDA americano, que corresponde a nossa Anvisa, não registra uma nova droga eficaz há 50 anos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OMS Inclui Aspartame na Lista de Substâncias Possivelmente Cancerígenas

O Aspartame, um dos adoçantes mais utilizados do mundo, foi incluído pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC) na categoria 2B. A lista possui três classificações, o primeiro grupo, o Grupo 1, Cancerígeno, inclui substâncias sobre as quais já foram reunidas evidências suficientes para classificá-las como cancerígenas. Fazem parte deste Grupo o consumo de álcool, o tabaco, a radiação solar e a radiação ionizante.

O Grupo 2, possui duas categorias. O primeiro 2A, Provavelmente Cancerígeno, inclui substâncias ou ocupações profissionais sobre as quais existem evidências limitadas relacionando-as a câncer em seres humanos, mas essas evidências já são consideradas suficientes para casos de câncer em animais. Neste grupo estão os pesticidas como o DDT, o consumo de frituras, o trabalho noturno e o consumo de carne vermelha.

O Grupo 2B, Possivelmente Cancerígeno, no qual o Aspartame foi incluído reúne substâncias sobre as quais existem evidências limitadas relacionando-as a câncer em seres humanos e menos que suficientes em animais. Neste grupo também estão o chumbo, o escapamento de motores e a ocupação de barbeiro ou cabeleireiro.

O Grupo 3, inclui substâncias sobre as quais as evidências foram consideradas, até agora, inadequadas para relacioná-las ao câncer. Neste grupo estão o Paracetamol, o Café, o Mercúrio e o Óleo.

A divulgação da inclusão do Aspartame na categoria 2B pela IARC, uma agência da Organização Mundial de Saúde, deve provocar uma série de modificações nos produtos do lucrativo mercado de adoçantes.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Projeto Lei Vai Mudar Regras para os Concursos Públicos

 Chegou para análise do Senado o Projeto de Lei 2.258/2022 (PL 252/2003), que trata de regras para a realização de concursos públicos em todas as etapas da seleção, da autorização, planejamento e execução até a avaliação. Segundo a proposição, estados e municípios poderão definir normas próprias. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 4 de agosto, na forma de um Substitutivo ao PLS 92/2000, do então senador Jorge Bornhausen, e aguarda designação de relator pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

 A matéria prevê que os concursos públicos deverão avaliar os candidatos por meio de provas objetivas ou dissertativas; provas orais que cubram conteúdos gerais ou específicos; pela elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do cargo. Também estão previstos na avaliação testes físicos compatíveis com as atividades habituais do cargo; avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico e provas de títulos classificatórias ou provas e análise de títulos, além da possibilidade de uma etapa de curso de formação.

 O projeto de lei autoriza ainda a realização de provas à distância, de forma online ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro. Nesses casos, as regras serão definidas, de forma específica, por regulamento da administração pública ou do órgão contratante, observados os padrões legais de segurança da informação. Não poderão participar da organização dos certames servidores com parentes inscritos no concurso ou vinculados a entidades voltadas à preparação ou à execução de concursos públicos.

Regramentos

 De acordo com o PL 2.258/2022, a autorização para abertura de concurso público deverá levar em consideração a inexistência de concurso público anterior válido para os mesmos postos; a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos e estimativa das necessidades futuras para esse período; e estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício previsto para o provimento e nos dois exercícios seguintes.

 Além disso, o texto veda expressamente, em qualquer fase ou etapa do concurso público, a discriminação ilegítima de candidatos, com base em aspectos como idade, sexo, estado civil, condição física, deficiência, etnia, naturalidade, proveniência ou local de origem.

 Caso o texto seja aprovado e transformado em lei, a previsão é que as regras entrem em vigor no dia 1º de janeiro do quarto ano após a sua edição, podendo sua aplicação ser antecipada pelo ato que autorizar a abertura de cada concurso público. 

Fonte: Agência Senado

 




© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Mostra que 82% das Escovas de Dentes no Brasil São Inadequadas

O trabalho científico elaborado pela Doutora Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), demonstrou que dos 345 modelos de escovas adquiridas em 26 municípios do estado de São Paulo, nada menos que 285, ou 82% da amostra foram consideradas inadequadas pelas normas vigentes.

O principal problema encontrado foram nas pontas das cerdas das escovas, que deveriam ser arredondadas e polidas. Mas a pesquisa demonstrou que a maioria das escovas apresenta cerdas com as pontas sem arredondamento ou polimento, dilaceradas; cerdas com pontas não arredondadas, cerdas com pontas plumadas, sem formato e cerdas com pontas cortadas sem arredondamento ou polimento.

De acordo com a pesquisadora, as cerdas da maioria das escovas é afiada e representa risco para a saúde dos usuários, pois produzem micro ferimentos na gengiva e desgastes no esmalte. O trabalho também detectou que as escovas apresentam número de cerdas e de tufos inadequados.

A pesquisadora cita em seu trabalho a necessidade de atuação dos órgão públicos e de defesa do consumidor, para que as normas brasileiras referentes às escovas dentais sejam seguidas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa IFF/FIOCRUZ Investiga Craniossinostoses

  O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/FIOCRUZ está desenvolvendo investigação clínica e molecular com o objetivo de descobrir alterações genéticas relacionadas às craniossinostoses.

  As craniossinostoses são causadas pelo fechamento prematuro das suturas cranianas, podendo levar a alterações no formato do crânio e ao aumento da pressão intracraniana.

  O projeto visa avaliar o perfil genético-molecular da condição e o padrão vascular dos diversos tipos, permitindo uma classificação mais adequada e com isso, uma melhor indicação para a realização de procedimentos cirúrgicos.
  

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Lança o Programa Nacional de Redução de Filas

 O objetivo do programa é diminuir o tempo de espera no SUS para a realização de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. O orçamento já aprovado para o programa é de R$ 600 milhões, que serão repassados a estados e municípios.

O programa está dividido em duas etapas uma emergencial e outra estruturante. Para a primeira fase que deverá durar até junho de 2023, já foram liberados R$ 200 milhões. A fase estruturante está focada na melhoria da gestão das filas, do fluxo de usuários e na qualificação da atenção básica.

O programa conta com a participação de seis hospitais federais e de três institutos nacionais (câncer, cardiologia e traumato-ortopedia), na cidade do Rio de Janeiro, além de 41 hospitais universitários.

Com informações da Agência Brasil

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Discursos de Lula e da Nova Ministra da Saúde Falam em Recompor o Orçamento da Saúde

Entre os vários disucursos que o presidente Lula fez no dia da posse, houve a citação clara de "recompor o orçamento da saúde para garantir a assistência básica, a farmácia popular e a medicina especializada. Elogiou o SUS e os seus funcionários pela ação durante a pandemia e fez menção a vários programas implementados em seus governos anteriores, entre eles o Brasil Sorridente.

Já a nova Ministra da Saúde, Nísia Trindade, citou o aporte de 22 bilhões de reais para o Ministério da Saúde pela PEC da Transição, que serão muito importantes neste momento de início de governo. A nova ministra fez uma síntese do diagnóstico feito pelo Grupo de Transição de Governo:
"o enfraquecimento da capacidade de coordenação nacional do SUS, pelo MS e a desarticulação de programas resultaram em uma resposta débil à pandemia com tristes indicadores: registrando-se no Brasil 11% dos óbitos, não obstante representemos 2,7% da população. Este cenário desolador vai além da pandemia, com a desestruturação de programas bem-sucedidos, a exemplo, do PNI, da estratégia de saúde da família e outras ações estruturantes na atenção básica, na Atenção Especializada, nas linhas de cuidado para todo o ciclo de vida, Programa Mais Médicos, Farmácia Popular, IST-AIDS, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde da População Negra, Saúde Indígena, Saúde da População com Deficiência; Saúde Bucal, Segurança Alimentar, entre tantos outros."

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


SUS e Saúde Pública, Assunto Pouco Relevante entre os Candidatos à Presidência

 O tema SUS e Saúde Pública ocupou um espaço bem pequeno na campanha eleitoral presidencial em 2022, apesar de atualmente 75% da população brasileira depender exclusivamente do SUS. A imprensa deu pouca relevância ao assunto, os candidatos fizeram pequenas menções ao tema e mesmo as categorias de saúde não conseguiram fazer com que o tema se tornasse relevente no debate eleitoral.

 O Minstério da Saúde possui o maior orçamento entre todos os outros ministérios e nenhum candidato falou com clareza sobre como pretende administrar o SUS, isso depois de uma pandemia em que cerca de 700 mil brasileiros morreram. Pior ainda é que a sociedade brasileira não está articulada para cobrar de seus representantes uma atenção singular e necessária à pauta Saúde Pública.

 O momento pós pandemia é de suma importância para a valorização do SUS, mas o debate não só entre os dois principais candidatos, mas principalmente dentro da sociedade se mostra totalmente alheio e desfocado das reais necessidades da população. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Brasil 200 Anos e Pouco a Comemorar

- Recentemente o renomado cientista político e historiador José Murilo de Carvalho deu uma entrevista ao jornal Público, de Portugal sobre os 200 anos de Independência do Brasil que teve trechos publicados no Jornal O Globo. Retiramos algumas colocações mais importantes citadas pelo entrevistado que se mostrou desencantado com o Brasil.

- Nenhum país do mundo colonizado por Portugal ou Espanha conseguiu, até hoje, alcançar o desenvolvimento.
- O Brasil tem alta concentração de renda, os 5% mais ricos possuem 40% da renda.
- Nível educacional continua muito baixo.
- Em torno de 60 milhões de brasileiros recebem auxílio federal. 
- Baixo crescimento econômico, em torno de 2%.
- A elite econômica e política bloqueia medidas redistributivas.
- Não há progressividade na cobrança de impostos. Se você ganha 100 mil por mês paga 27,5% de imposto, se ganha 5mil por mês paga os mesmos 27,5%.
- Congresso eleito pelo voto é elitista e não deixa passar legislação que afete a desigualdade.

Por fim considera como a mais importante iniciativa para a integração social e racial do Brasil a política afirmativa do governo Lula, que mudou a cara e a cor das universidades públicas brasileiras.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Vote na Consulta Pública do Projeto Lei 1365/2022, que Aumenta o Salário Mínimo do Dentista para R$10.991,19

 A Senadora Daniella Pinheiro, do PSD da Paraíba, apresentou o Projeto Lei nº 1.365/2022 que no momento se encontra em consulta pública. A consulta pública permite que qualquer cidadão possa participar dando o seu voto, incentivando a sociedade a demonstrar o seu grau de interesse pela ação proposta pela Senadora.

 O Projeto Lei nº 1.365/2022 propõe modificar o salário mínimo de Médicos e Dentistas, previsto na Lei 3.999 de 15/12/1961, passando a ser de R$10.991,19 para a carga horária de 20 horas semanais. Além disso, o Projeto Lei também propõe a majoração da hora extra e do adicional noturno para as duas categorias.

 A sua participação é muito importante, não deixe de dar a sua opinião. Você pode votar através do link abaixo:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=153250 


© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


CRO/RS Aciona Judicialmente Prefeitura por Piso Salarial em Concurso Público

  O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul entrou na justiça contra a Prefeitura de Severiano de Almeida/RS, para discutir o piso salarial oferecido ao cargo Odontólogo em seu concurso público. A Prefeitura suspendeu o concurso para adequar e retificar o edital. Inicialmente, foi oferecido o salário de R$3.242,00 para 20 horas semanais de trabalho. Após a ação do CRO/RS a Prefeitura de Severiano de Almeida/RS retificou o edital e reabriu as inscrições, agora com salário de R$5.342,41 para as mesmas 20 horas semanais de trabalho.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pfizer Pode Ter Vacina Contra Todas as Variantes até Setembro

O presidente mundial da Pfizer, Albert Bourla, anunciou que a farmacêutica pode ter uma vacina contra tudo que se sabe sobre a Covid-19 até setembro deste ano. A ideia é ter um único imunizante contra todas as variantes da doença, ao invés de ter uma versão a mais destinada à variante Omicron.

A Pfizer bem como outras vacinas, tiveram a eficácia reduzida contra a variante Omicron, apesar de oferecerem alta proteção contra casos graves, internações e mortes.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Governo Federal Sanciona Lei que Permite Uso "Off Label" de Medicamentos no SUS

Publicada no Diário Oficial do dia 22/03/2022, a Lei permite a partir de agora o uso "Off Label", ou seja a utilização de medicamentos no SUS para fins diferentes daqueles aprovados pela ANVISA. Para que possam ser utilizados será necessário comprovar cientificamente a eficácia e a segurança dos medicamentos.

A utilização da Cloroquina no tratamento da Covid 19 é um exemplo do uso Off Label, apesar de contra indicado pela ANVISA.

A ANVISA alertou que a aplicação, sem os devidos estudos, de medicamentos fora de suas indicações, pode resultar no aumento de efeitos adversos não conhecidos, necessitando de rígido controle e monitoramento.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Polícia Militar do Rio de Janeiro Tem Seleção com Vagas Previstas para Dentistas

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, teve negado seu pedido para a realização de concurso público. Desta forma, a Procuradoria Geral do Estado aprovou a realização de um processo seletivo simplificado para prestação de Serviço Militar Temporário Voluntário.
O edital esteve prestes a ser liberado, mas a Procuradoria Geral do Estado pediu autorização da Secretaria de Fazenda para a realização do certame.

De acordo com o que já foi divulgado, poderão concorrer candidatos com até 35 anos de idade, a previsão é de 77 vagas para 1º Tenente PM Dentista Temporário Voluntário, com salário de R$10.854,74.

Todas as informações acima só serão confirmadas com a divulgação efetiva do edital, que deverá ser preparado após a aprovação pela Secretaria de Fazenda do Estado.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Deltacron, Uma Nova Variante do Coronavírus

Identificada pela primeira vez na França em janeiro deste ano, a variante Deltacron combina genes das variantes Delta e Omicron do coronavírus. Ainda se sabe muito pouco sobre a Deltacron, já que o número de casos no mundo é pequeno. Desta forma, especialistas afirmam ser cedo para ter noção sobre a transmissibilidade e mortalidade da variante.

A Organização Mundial de Saúde classifica as variantes da SARS-COV-2 de duas formas: De Interesse ou De Preocupação. Até o presente momento a OMS não classificou a Deltacron em nenhuma das duas opções.

No Brasil há dois casos suspeitos sendo investigados pelo Ministério da Saúde, todos na região norte do país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Divulgou 230 Concursos na Região Sul em 2021. Veja a Distribuição por Estado.

Divulgamos em 2021 para a região Sul 230 concursos com 279 vagas. Observamos o elevado número de vagas em cadastro de reserva. Veja Distribuição por Estado:


© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Divulgou 900 Vagas para a Região Sudeste em 2021, Veja a Distribuição por Estado.

O OdontoConcursos divulgou em 2021 na região sudeste 900 vagas em 206 concursos. Veja a Distribuição por estado:

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Tamanho da Desigualdade no Mundo

A desigualdade social no mundo vem crescendo como um vírus arrebatador se espalhando por todos os continentes, de forma cada vez mais intensiva. Na atualidade o 1% mais rico detem 38% da riqueza mundial produzida, restando aos 50% mais pobres apenas 2% destes recursos.

No ano de 2020, em plena pandemia, os bilionários globais aumentaram suas receitas em US$3,7 trilhões que corresponde praticamente a todo o gasto mundial com a saúde neste ano, que foi de US$ 4 trilhões. A Europa é a região menos desigual, onde os 10% mais ricos são 66 vezes mais ricos que os 50% mais pobres. A América Latica é a região mais desigual do mundo, onde os 10% mais ricos são 630 vezes mais ricos que os 50% mais pobres.

O Brasil está entre os países mais desiguais do mundo, onde os 10% mais ricos detem 43% da renda do país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Saiba as Diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo

As diferenças entre o Concurso Público e os Processos Seletivos são na maioria das vezes antagônicas. Assim quando falamos de Concurso Público, estamos dizendo que serão levados em conta os seguintes princípios da Administração Pública Brasileira que estão na Constituição: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Publicidade.

Desta forma os concursos públicos visam a premiar com a aprovação os candidatos mais bem preparados, evitando o nepotismo e as indicações políticas no preenchimento dos cargos públicos. Os concursos públicos podem ser compostos de diversas fases, mas terão necessariamente pelo menos a prova objetiva, os aprovados terão via de regra a estabilidade, após três anos de estágio probatório. A estabilidade do servidor público é fundamental para que o serviço público possa ser feito de acordo com as necessidades da sociedade, evitando a sujeição aos interesses políticos dos governos, que em várias situações podem não ser os melhores para a sociedade. E por fim, somente o Concurso Público formará capital intelectual de forma efetiva e crescente para os orgãos ou instituições públicas, já que no Processo Seletivo todo o capital intelectual formado será descartado por se tratar de uma contratação temporária.

Os Processos Seletivos na maioria das situações adotam critérios mais subjetivos na contratação como Entrevista e Avaliação Curricular, que podem mais facilmente romper os princípios de Legalidade, Impessoalidade e Moralidade da Administração Pública. Nos Processos Seletivos não há estabilidade, podendo o servidor ser demitido a qualquer momento a partir da assinatura do contrato e por esta mesma razão não ocorre a formação efetiva de capital intelectual para o atendimento da população. Os processos seletivos são válidos apenas para as necessidades urgentes de contratação de pessoal, devendo o concurso público ser realizado assim que possível.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Mercado de Trabalho para Dentistas no Setor Público Realidade e Perspectivas

A Univeridade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) convidou o Dr. Marcos Frydman, Coordenador do OdontoConcursos, para uma bate papo virtual sobre o mercado de trabalho para dentistas no setor público. O evento foi transmitido ao vivo e contou com a participação do Professor Elson Cormack, chefe do Departamento de Odontologia Coletiva da UFRJ. 

A gravação do evento na íntegra está disponível em www.youtube.com/watch?v=-0JWQ4Wjk8M .

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


A Terceira Onda da Covid-19

Pesquisadores de norte a sul do Brasil têm vindo a público nas últimas semanas, alertando a sociedade sobre o risco iminente de uma terceira onda da Covid-19. A entrada no Brasil de casos suspeitos da variante indiana é o retrato mais recente da forma desleixada com que o país vem tratando o enfrentamento da pandemia. Desde o início, o Brasil não implementou barreiras santárias, não fechou suas fronteiras, não fez testagem em larga escala e também não rastreou contactantes.

A terceira onda, dada como certa por muitos pesquisadores começaria a partir de um patamar alto com mais de 2 mil mortos por dia onde o país se encontra atualmente. A falta de vacinas sobretudo para as camadas mais jovens da população, que possuem maior mobilidade social, deverá produzir um efeito desestabilizador nos sistemas público e privado de saúde. A falta de aderência da sociedade às medidas de isolamento social e ao uso de máscaras, também chamam a atenção quanto à irreponsabilidade de todas as esferas  de governo em nosso país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Identifica o Coronavirus no Tecido Periodontal

Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM - USP) identificou pela primeira vez a presença no tecido periodontal do vírus Sars Cov-2, causador da pandemina Covid -19. O trabalho, realizado em pacientes que tiveram a vida ceifada pela doença, encontrou o vírus até 24 dias após a data que corresponderia ao primeiro contágio, apesar disto não significar que o RNA viral ainda seria capaz de causar a infecção durante todo este período.

 A identificação do vírus no tecido periodontal, levanta uma série de questões sobre a sua ação na cavidade bucal. Uma delas é a possibilidade de sua reprodução ocorrer no tecido periodontal, o que faria com que as vias aéreas não fossem a única fonte de vírus presentes nas gotículas de saliva dos pacientes infectados. Outra questão é a possibilidade da infecção se dar através do tecido periodontal, com o vírus penetrando no tecido periodontal e atingindo a corrente sanguínea. Uma terceira questão, é a possibilidade de pacientes com periodontites serem mais suscetíveis à infecção pelo Sars Cov-2.

O trabalho foi publicado no Journal of Oral Microbiology.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


A Realidade Atual da Vacinação Contra a Covid 19 no Brasil

O fim da pandemia no mundo, depende de acordo com especialistas, que entre 60 a 80% da população mundial seja vacinada, o que não será uma tarefa fácil nem rápida dada às enormes desigualdades entre as diversas nações do planeta.

Em termos locais, a situação brasileira também é muito complexa e vai requerer um esforço hercúleo de todas as esferas do governo e da sociedade para o fim da epidemia no Brasil. Pelos dados atuais o Brasil tem um acordo assinado com a Astrazeneca para a produção de 100 milhões de doses com o custo estimado em 300 milhões de dólares. O acordo permite, com a garantia da patente, a produção local das vacinas pela Fiocruz para serem utilizadas exclusivamente no Brasil. Em outra frente, o Brasil também participa da iniciativa mundial de vacinação, COVAX, mas no acordo o Brasil optou pela menor cobertura de 10% da sua população. Paralelo a isso, o governo do estado de São Paulo tem um acordo com a fabricante chinesa Sinovac para o fornecimento de 46 milhões de doses no valor de 90 milhões de dólares.

Para termos uma noção real do ponto em que estamos atualmente é preciso saber duas informações importantíssimas. A primeira é que tanto a vacina da Astrazeneca, como a da Sinovac são aplicadas em duas doses. A segunda é que somente no final de 2021 o Brasil será capaz de produzir 200 milhões de doses de vacinas. Isto quer dizer que com os números contratados até hoje com a Astrazeneca e a Sinovac, o país não terá vacinas para vacinar toda a sua população em 2021. Além disso, como os dados de produção local ainda não foram estabelecidos de fato, não sabemos o quanto de vacinas, feitas no Brasil, teríamos por mês para serem aplicadas na população.

De tudo que falamos até aqui, fica claro que a única solução para o país é fechar acordos com diversos fabricantes e importar vacinas. Se nada de diferente for feito, o controle da epidemia no Brasil ocorrerá somente em 2022.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Decreto Presidencial Propõe Estudos para Privatizar o SUS

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto 10.530, que incluí a Política de Atenção Primária à Saúde do Brasil no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

O objetivo é a realização de estudos para a construção, modernização e operação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos estados, municípios e do distrito federal pela iniciativa privada. De acordo com o decreto, os estudos serão feitos pelo BNDES e o modelo de privatização será estabelecido pelo Ministério da Economia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do SUS e a sua privatização, significará na prática a privatização de todo o sistema, quebrando e desarticulando toda a construção do SUS feita a partir da constituição de 1988. O Conselho Nacional de Saúde já se posicionou contra o decreto, dizendo que ele acaba com o princípio da universalidade do SUS, previsto na constituição. Na Câmara dos Deputados, o deputado federal Rogério Cardoso protocolou um decreto legislativo para sustar imediatamente todas as medidas do decreto 10.530.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pandemia e Ano Eleitoral Reduziram a Oferta de Concursos para Dentistas em 2020

Em 2019, divulgamos 801 concursos que ofertaram 2.125 vagas para dentistas. Estes números quando comparados aos do ano de 2016, representaram um aumento de 37% no número de concursos e de 32% no número de vagas.

O ano de 2020 é um ano eleitoral, sendo proibido contratar ou demitir funcionários públicos nos três meses anteriores ao pleito e até a posse dos eleitos. Não há nestes anos impedimento algum quanto à realização de concursos, eles podem ser feitos, mas a contratação deverá ser realizada de acordo com os prazos fixados pela lei durante o período eleitoral. Na prática nos anos onde ocorrem eleições municipais, há redução do número de concursos.

A pandemia provocada pelo Covid 19 em 2020, também significou redução do número de concursos e de vagas para dentistas. As secretarias municipais e estaduais de saúde de todo o país priorizaram a seleção de profissionais que atuam diretamente na zona de frente do combate à pandemia como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem.

Quando deixamos de lado todas as peculiaridades do ano de 2020 e olhamos os números de concursos e seleções para cirurgiões-dentistas no período 2010 a 2020, fica evidente um grande descompasso. Enquanto o percentual da sociedade brasileira que depende exclusivamente do SUS vem aumentando neste período e hoje está entre 75 a 80% da população, o ingresso de cirurgiões-dentistas no SUS, caminha no sentido oposto.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Polícia Civil/RJ, Concurso em 2021

A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro está com seu concurso autorizado, mas a pandemia atrasou o andamento do certame.
Há a previsão que o edital contemple vagas para perito odontolegista, com salário de R$10.149,55. Os mais otimistas esperam a abertura das inscrições para dezembro deste ano, com o concurso ocorrendo mesmo em 2021. A instituição organizadora deverá ser a AOCP.
Tradicionalmente estes concursos não costumam exigir pós-graduação na área como pré-requisito.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Número de Faculdades de Odontologia no Brasil Cresceu 87% nos últimos 4 anos

Até 2015, o Brasil possuía 220 faculdades de Odontologia. Este número já era considerado bem alto quando comparado com outros países com população semelhante, ou até superior à brasileira.

Nos últimos 4 anos, este número sofreu acréscimo de 87%, de forma que existem hoje 412 faculdades de Odontologia no Brasil. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) solicita ao MEC, constantemente, que não autorize a abertura de novos cursos de Odontologia. Mas, infelizmente, não é atendido.

Com 220 faculdades de Odontologia, já tínhamos o maior número de dentistas do mundo. Cerca de 20% dos dentistas do planeta. A grande questão é a real utilidade para o país de um número superlativo de instituições de ensino e de profissionais.

 A robusta maioria dos profissionais concentra-se nas regiões sudeste e sul e continuam a existir locais no país onde não há dentistas. No mercado privado, cresce o subemprego, onde os profissionais desempenham suas atividades sem nenhuma garantia trabalhista e proliferam os convênios.

No setor público, onde cerca de 75% da população brasileira depende exclusivamente do SUS, sobra procura por atendimento odontológico e faltam profissionais e serviços públicos para dar conta da demanda. Os salários pagos aos dentistas são baixos, seja pela falta de uma carreira de estado que o SUS deveria estabelecer para todas as categorias, seja pela grande oferta de profissionais em busca de emprego.

Resta saber que tipo de benefício esta situação contínua e crescente traz à população e aos profissionais da categoria. De acordo com dados do CFO de janeiro deste ano, o Brasil possui 324 mil dentistas. Até onde vamos chegar?

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Exonerado o Indicado pelo Centrão para a Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde

Foi exonerado da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Vivaldo Pinheiro Guimarães Júnior, nome indicado pelo Centrão para o cargo.

Nomeado para o cargo de Coordenador de Programas de Saúde Bucal do Ministério da Saúde em 17/06/2020, Vivaldo era até então secretário parlamentar do deputado federal Zé-Vitor do PL , partido ligado ao Centrão. Pela primeira vez o cargo foi ocupado por uma pessoa que não é dentista, nem possui qualquer experiência na área.

Pressões feitas por diversas entidades da Odontologia e a repercussão negativa na imprensa, fizeram o governo rever a nomeação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa da UFF Demonstra Ineficácia do TNT na Proteção dos Dentistas

Pesquisa coordenada pela professora titular de periodontia da Universidade Federal Fluminense, Eliane dos Santos Barbosa, demonstrou que os equipamentos de proteção individual (EPIs) feitos de TNT permitem a passagem de microrganismos.


Os EPIs feitos de TNT foram submetidos à simulação de situações onde havia  geração de aerossóis. A conclusão foi que nas gramaturas de 40, 60 e 80 g/m², normalmente utilizadas, o TNT não foi eficiente em barrar a umidade, justamente por não ser um tecido impermeável e possuir uma trama muito irregular, permitindo a passagem de microrganismos.

De acordo com a pesquisadora, o ideal seria usar um uniforme impermeável e trocá-lo a cada atendimento. Quando não for possível usar um tecido impermeável durante os procedimentos com aerossóis, que seja utilizada uma capa plástica embaixo do jaleco descartável.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Novo Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Não é Dentista

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17/06/2020, a Portaria 1.557 que nomeia para o cargo de Coordenador de Programas de Saúde Bucal do Ministério da Saúde o Sr. Vivaldo Pinheiro Guimarães Júnior. A mesma Portaria destituiu do cargo a dentista Regina Cristina Calastro de Azevedo.

Vivaldo Pinheiro Guimarães Júnior era até então secretário parlamentar do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), partido ligado ao Centrão que recentemente fechou um acordo para apoiar o governo. Vivaldo não é dentista, nem possui qualquer tipo de experiência na área.

Pela primeira vez, no país com o maior número de dentistas do mundo, o cargo mais importante da área será ocupado por uma pessoa que não é profissional da Odontologia.

O atendimento odontológico da população brasileira frente aos desafios do coronavírus exigirá muitos esforços e adequação a uma nova realidade. Além disso a crise econômica, que se avizinha aumentará ainda mais a demanda pelos serviços públicos de saúde bucal. Diversas entidades da Odontologia manifestaram ao Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, desconforto com a nomeação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Recuperação da Economia Brasileira Será Mais Lenta do que 90% dos Países

Levantamento realizado pelo pesquisador Marcel Balaciano, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), cruzando dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) com a edição mais recente do Boletim Focus do Banco Central, demonstra que a recuperação da economia brasileira pós pandemia será bastante lenta.

De acordo com o pesquisador, o Brasil teve uma situação sem paralelo no mundo. A crise na saúde acompanhada de uma crise política. Este fato ajudará a manter a lenta recuperação econômica do país com baixo crescimento desde de 2017 na casa de 1%, quando o país saiu de dois anos seguidos de recessão com taxas negativas de crescimento na casa de -3%.

O levantamento aponta que a recuperação da economia brasileira estará na posição 171 de 190 países analisados. Na américa do sul só estaremos à frente da Venezuela. O Banco Mundial prevê queda de 8% no PIB brasileiro para o ano de 2020.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Senado Aprova Linha de Crédito para Profissionais Liberais

O senado aprovou Projeto Lei (PL) que disponibiliza linha de crédito para profissionais liberais no valor de até 100 mil reais. 
O PL 2.424/2020, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), na prática inclui os profissionais liberais no Pronampe, Programa Nacional de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Poderão ter acesso ao  empréstimo profissionais liberais que atuem como pessoa física, não possuam qualquer vínculo empregatício, ou participação como sócio de empresa. Os profissionais liberais terão até 36 meses para pagar com oito meses de carência. A taxa de juros anual será no máximo a taxa Selic, atualmente de 3,75% acrescida de 5%. O empréstimo será concedido pela rede bancária, podendo o solicitante obter no máximo 50% do valor apurado na declaração de imposto de renda do ano anterior.

O relator do projeto, o senador Omar Aziz (PSD-AM) citou os cirurgiões-dentistas como uma das categorias mais severamente atingidas pela pandemia e que não tem sido contemplados em nenhuma outra linha de auxílio do governo. O PL 2.424/2020 segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Revista Alemã Acusa OMS de Retardar Declaração de Pandemia

Com base em informações obtidas do serviço secreto alemão (BND), a revista Der Spiegel acusou a direção da OMS de retardar a declaração de pandemia. De acordo com a revista, o presidente da China, Xi Jinping, pediu em uma ligação ao diretor da OMS, Tedros Guebreyesus, que retardasse informações que levassem à declaração de pandemia.

O relatório do serviço secreto alemão ao qual a revista teve acesso, demonstra que foram perdidas de 4 a 6 semanas que poderiam ter sido usadas no combate à doença até que a divulgação de pandemia fosse estabelecida pela OMS.

O governo chinês nega que tenha feito qualquer tipo de pressão sobre a OMS. Já a OMS diz que nunca houve qualquer contato telefônico entre o presidente chinês e o diretor da instituição. A nota da OMS diz que a informação é falsa e que confirmou a transmissão entre seres humanos no dia 20 de janeiro de 2020. O serviço secreto alemão não quis fazer qualquer declaração.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Drama da Interiorização do Covid 19

A expansão do Covid 19 para regiões fora dos grandes centros urbanos do Brasil está em andamento acelerado. De acordo com o Grupo Monitora Covid 19 da Fiocruz, a distribuição da doença pelos municípios é a seguinte:

Perfil Populacional do Município

Quantidade de Municípios com Covid 19

+ de 500 mil habitantes

                    100%

De 50 a 100 mil habitantes

                     60%

De 20 a 50 mil habitantes

                    25,8%

De 10 a 20 mil habitantes

                    11,1%

Até 10 mil habitantes

                     4,1%


As características do Covid 19 como a alta taxa de contaminação, longo tempo de recuperação dos pacientes internados em associação ao fato da imensa maioria dos municípios brasileiros não possuírem UTIs ou respiradores trará consequências ainda mais dramáticas ao andamento da doença no país. No Brasil, o SUS concentra insumos mais especializados nos grandes centros, especialmente nas capitais dos estados.

A aceleração do doença para o interior do país trará imensas dificuldades aos pacientes que necessitarem de UTIs e respiradores e fará com que eles busquem socorro nos grandes centros, onde a lotação destes leitos já se encontra praticamente esgotada seja pela falta de equipamentos, ou de equipes médicas treinadas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Covid 19 e os Concursos Públicos

A pandemia provocada pelo Covid 19, surpreendeu o mundo e colocou um terço da população mundial em quarentena. A falta de um tratamento eficaz comprovado e principalmente de uma vacina, deixa o isolamento social como a única ferramenta disponível no enfrentamento de um vírus sobre o qual pouco se conhece, mas que já se mostrou capaz de desarticular serviços de saúde de diversos países em pouco tempo.

Em relação aos concursos públicos, diversos estão tendo suas provas adiadas, outros adiaram todo o calendário por prazo indeterminado e alguns foram suspensos até a regularização desta emergência de saúde pública. A situação adia o prazo de conquista de uma vaga pelos candidatos, mas por outro lado oferece mais tempo para os candidatos fazerem a sua preparação.

Os candidatos ganham mais tempo, o insumo mais importante na preparação para concursos e devem aproveitar esta paralisação para avançar nos estudos. Apesar de todas as dificuldades, muitos candidatos podem aproveitar o tempo disponível e “virar o jogo”, partindo para estudar e dominar novos conteúdos de diversas matérias e assuntos. Candidatos que já estavam bem preparados devem continuar a estudar para manter o vigor da preparação.

Atualmente cerca de 75% da população brasileira depende do SUS. A situação atual fará com que os países afetados valorizem mais os seus sistemas de saúde. No Brasil a crise econômica decorrente da epidemia, tornará necessária diversas soluções de estado e dentre elas a valorização do SUS e dos seus quadros será a mais importante.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


CRO – RJ Impõe, na Justiça, que Concurso Pague o Salário Correto para 40 horas de Trabalho do Cirurgião-Dentista

O Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro obteve uma vitória muito importante, e inédita, para a categoria ao conseguir na justiça que a Prefeitura de Iguaba Grande/RJ seja obrigada a cumprir em seu concurso a Lei 3.999/61 em relação à carga horária de 40 horas semanais de trabalho.

A Lei 3.999/61, fixa o salário mínimo do Cirurgião-Dentista em três salários mínimos para a carga horária de 20 horas semanais. Pela primeira vez, um juiz determinou que para a carga horária de 40 horas semanais, o salário deve ser o dobro daquele pago para as 20 horas de trabalho. Pode parecer obvio e racional, mas nestes 21 anos à frente do maior portal de concursos para dentistas do Brasil é a primeira vez que vejo isto acontecer.

A Lei 3.999/61 é desrespeitada de norte a sul do país em boa parte dos concursos, seja em relação às 20 horas e de forma ainda mais aviltante em relação às 40 horas semanais. Recentemente, alguns Conselhos de Odontologia em especial o do Rio de Janeiro e o de Minas Gerais, tem levado à justiça, de forma sistemática, alguns destes casos e obtido vitórias. Esta atitude deveria ser seguida por todos os Conselhos, o que traria mais dignidade à categoria no SUS, o maior empregador de Cirurgiões-Dentistas do Brasil.

No referido caso, o juiz da 1ª Vara de Justiça Federal de São Pedro da Aldeia, Tiago Gonçalves De Lamare, determinou que a Prefeitura de Iguaba Grande/RJ retifique em até 15 dias o edital de acordo com o balizamento salarial da Lei 3.999/61, ou seja, se quiser manter as 40 horas de trabalho, a Prefeitura deverá fixar a remuneração em seis salários mínimos.

Vale lembrar que a ação dos Conselhos é importantíssima, e deve acompanhar todo o processo, pois ocorrem casos em que a Prefeitura suspende o concurso e mais a frente abre um novo, sem o cargo de Cirurgião-Dentista.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Número de Vagas e de Concursos que Divulgamos no Estado do Rio de Janeiro em 2019

Divulgamos em 2019 no estado do Rio de Janeiro, 149 vagas em 27 concursos para dentistas. A grande maioria dos concursos, 74% foi realizado por Prefeituras, sendo o restante realizado por Instituições Federais, Organizações Sociais de Saúde (OSS), Fundações e por Instituição Militar.

Os números representam melhora na oferta de concursos para dentistas, apesar dos salários praticados por algumas Prefeituras serem baixos e aquém da legislação, sinalizando a necessidade de maior fiscalização. Possuímos um grande número de usuários no estado e somos ano a ano o maior divulgador de concursos para dentistas no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Veja o quadro dos concursos para dentistas no estado do Rio de Janeiro em 2019 :

Órgãos Número de Concursos
Prefeituras 20
Federais 03
OSS 02
Marinha 01
Fundações 01

 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Odontoconcursos Divulgou 2125 Vagas em Todo o Brasil em 2019, Veja as Vagas no Estado de São Paulo

No ano de 2019 divulgamos em nossas páginas 2125 Vagas em 801 concursos para dentistas distribuídos por todo o país. Este número de vagas e de concursos é superior aos dos últimos anos, significando que a economia do país está melhorando, possibilitando a retomada dos concursos e a melhor prestação de serviços à sociedade.
No estado de São Paulo, onde possuímos nossa maior base de usuários, divulgamos em 2019, 287 vagas em 141 concursos, sendo o OdontoConcursos, ano a ano o maior divulgador de concursos no estado de São Paulo e em todo o Brasil. O número de vagas para dentistas divulgadas no Estado de São Paulo em 2019 foi ligeiramente superior ao de 2018.

A grande maioria dos concursos, 88% foi realizado por Prefeituras de todo o estado de São Paulo, o restante foi realizado por orgãos federais, organizações sociais de saúde (OSS), consórcios intermunicipais, associações e fundações e também pelas forças armadas.

Veja o quadro dos concursos para dentistas no estado de São Paulo em 2019 :

Orgãos Número de Concursos
Prefeituras 124
Federais 05
Associações e Fundações 04
OSS 04
Consórcios Intermunicipais 03
Exército 01

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


SUS Terá Menos Recursos com o Fim do Seguro DPVAT

Uma medida provisória do presidente Jair Bolsonaro extinguiu a cobrança do seguro DPVAT a partir de 2020. O SUS, que por lei recebe  45% dos recursos arrecadados pelo seguro vai ser grandemente afetado.  De 2008 a 2018 foram repassados ao SUS R$ 33,4 bilhões.

Os valores repassados são para o tratamento das vítimas de acidentes de trânsito. Foram repassados nos últimos 10 anos, na média, cerca de R$ 3 bilhões anuais. Em um país ainda vivendo uma grave crise econômica, com elevado número de desempregados e queda vertiginosa no número de cidadãos com planos  privados de saúde, a medida retira recursos preciosos sem apontar efetivamente outra fonte segura de compensação.

Apesar  da queda no valor do seguro DPVAT nos últimos anos e da diminuição dos valores repassados, todo recurso é de suma importância para o SUS do qual dependem, atualmente, mais de 75% da população brasileira.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos, já Divulgou 1722 Vagas até o Mês de Outubro de 2019. Veja o Número de Concursos e Vagas em Alguns Estados

O site OdontoConcursos é o maior divulgador de empregos para dentistas do Brasil. Já divulgamos do início do ano até o dia 29/10/2019 mais de 1722 vagas para dentistas em todo o país. Todas as informações de concursos que divulgamos são detalhadamente apresentadas aos nossos usuários, que rapidamente veem todas as informações importantes de cada concurso.
Há vinte anos o OdontoConcursos oferece a melhor informação e conteúdo que promovem a aprovação de seus usuários.
Veja o número de concursos e de vagas que divulgamos em alguns estados:

Estado Número de Concursos Número de Vagas
São Paulo 128 253
Rio de Janeiro 20 131
Minas Gerais 87 217
Paraná 64 122
Rio Grande do Sul 67 86
Santa Catarina 86 71





© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Já Divulgou Mais de 1.400 Vagas para Dentistas de Janeiro à Setembro de 2019

O OdontoConcursos divulgou entre 01/01/2019 e 11/09/2019 mais de 1.400 vagas para dentistas em todo o país. 

Enviamos diariamente aos nosso usuários milhares de emails com o Aviso de Concursos, onde eles são avisados de concursos de seu interesse conforme o perfil dos cadastros em nosso sistema.

Somos os maiores divulgadores de concursos para dentistas em nosso país e além disso oferecemos informações detalhadas de cada concurso, fazendo com que rapidamente nossos usuários saibam os itens mais importantes e significativos de cada um dos concursos que publicamos em nosso sistema. São centenas de vagas e de concursos divulgados todos os meses.

Nossas informações de concurso são uma importante ferramenta para que o usuário avalie os desafios de preparação que cada concurso apresenta, bem como as suas vantagens, podendo assim decidir com mais propriedade em qual concurso quer participar.

Nosso sistema também conta com o Banco de Provas e Exercícios, uma plataforma em que nosso usuário realiza provas de concursos anteriores das mais diversas organizadoras de concursos e também exercícios propostos, feitos para o aprendizado e fixação de conteúdos.

O sistema de provas e exercícios entre as suas diversas utilidades, lista todos os erros por matéria e assunto, faz estatísticas, dá notas e acompanha desde o número de acertos até o tempo gasto em cada questão e em cada prova.

Toda esta estrutura, juntamente com o livro Odontologia para Concursos Perguntas & Respostas 10ª Edição e nosso curso de Cariologia, oferecido em nossa plataforma de aulas online, forma um conteúdo bastante significativo abarcando a grande maioria dos itens cobrados e fazem uma diferença substancial na preparação daqueles que a utilizam.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Já Divulgou Mais de 900 Vagas para Dentistas de Janeiro à Junho de 2019

O OdontoConcursos divulgou entre 01/01/2019 e 25/06/2019 mais de 900 vagas para dentistas em todo o país. Veja a distribuição de concursos e de vagas neste período em alguns estados, conforme os dados abaixo :

Estados Concursos Vagas
São Paulo 38 120
Rio de Janeiro 07 51
Minas Gerais 40 80
Rio Grande do Sul 21 27
Santa Catarina 19 26
Paraná 16 26

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Já Divulgou 700 Vagas para Dentistas nos Quatro Primeiros Meses de 2019

Do dia primeiro de janeiro ao dia 30 de abril de 2019, o site Odontoconcursos divulgou 700 vagas para cirurgiões-dentistas de todo o país. O Odontoconcursos, que neste ano de 2019 completa 20 anos de atuação ininterrupta, é a entidade que mais oferta informações sobre empregos para dentistas no Brasil, mesmo quando comparado a sites de empregos na área privada nossos números são substancialmente maiores, bem como a qualidade das oportunidades oferecidas, contando via de regra com todas as garantias trabalhistas.
O quantitativo de vagas e os salários ofertados são ligeiramente melhores quando comparados aos anos anteriores. A perspectiva de recuperação da economia brasileira para os próximos anos, traz sinais positivos para aqueles que querem conquistar um emprego público nos próximos anos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


A Nova Lei dos Concursos Públicos

O presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União o Decreto Lei 9.739/19, que estabelece entre outros itens, novas normas para os concursos públicos federais e ao mesmo tempo revoga o Decreto 6.944 que normatizava a realização dos concursos. O objetivo é promover maior rigor e austeridade na autorização dos concursos.

Veja algumas mudanças :

1) Prova Oral ou Defesa de Memorial - Concursos com prova oral ou defesa de memorial deverão ser feitos em sessão pública e a referida prova deverá ser obrigatoriamente gravada.

2) Publicação do Edital - Deve ser feita até 06 meses após a autorização do concurso.

3) Prova de Títulos - A apresentação dos documentos relativos à prova de títulos, somente será feita após a prova objetiva e pelos candidatos nela aprovados.

4) Autorização - Os concursos públicos federais deverão ser autorizados pelo Ministério da Economia. Os orgãos públicos deverão fazer o pedido de autorização, acompanhado de uma série de documentos que comprovem a necessidade do concurso. Será necessário demonstrar que não é possível o aproveitamento de pessoal já existente, ou terceirizado. Ficam de fora desta regra a Polícia Federal, a carreira de diplomata, o Advogado Geral da União, os Procuradores Federais e o Procurador da Fazenda Nacional.

5) Cadastro de Reserva - Poderão ser convocados os candidatos aprovados e inicialmente não classificados, desde que não ultrapassem 25% do quantitativo de vagas originalmente proposto pelo edital.

Este Decreto também cria o SIORG, Sistema de Inovação Institucional do Governo, que visa uniformizar as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

O Decreto Lei 9.739/19 entra em vigor a partir de 01/06/2019.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Quantitativo de Concursos e de Vagas que Divulgamos no Estado do Rio Grande do Sul em 2018

O OdontoConcursos, divulgou em 2018 no estado do Rio Grande do Sul 68 concursos que ofereceram 69 vagas. Os salários variaram de R$ 1.905,33 da Prefeitura de Mariana Pimentel/RS à R$ 21.002,00 do concurso do Grupo Hospitalar Conceição referente aos cargos de Cirurgião Buco Maxilo Facial e para a área de Saúde Publica.
Vários concursos tiveram destaque em 2018 como o concurso da Prefeitura de Porto Alegre/RS com salário de R$ 6.806,74, o concurso do Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS com salário de R$ 6.028,45, o concurso da Prefeitura de Santo Cristo/RS com salário de R$ 8.621,71 e o concurso da Prefeitutra de Eldorado do Sul/RS com salário de R$ 7.346,51.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Quantitativo de Concursos e de Vagas que Divulgamos no Estado de São Paulo em 2018

O OdontoConcursos, divulgou em 2018 no estado de São Paulo 162 concursos que ofereceram 259 vagas. Os salários variaram de R$1.872,13 da Prefeitura de Riolândia/SP à R$16.110,40, relativo ao cargo de Professor Titular da Universidade de São Paulo/SP.
Tiveram destaque em 2018 os concursos do Tribunal Regional do Trabalho com salário de R$11.006,80, da Prefeitura de Registro/SP com salário de R$8.133,79 e o concurso da Prefeitura de Osasco/SP, que disponibilizou 24 vagas com salários de R$4.350,26.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


CRO/MG Aciona a Justiça e Suspende Concurso Devido ao Baixo Salário para Dentistas

 O CRO/MG entrou com ação civil pública contra a Prefeitura de São Thomé das Letras/MG, cujo edital propunha para o cargo de cirurgião-dentista, remuneração de R$1.500,00 para carga horária de 40 horas a serem desempenhadas na estratégia de saúde da família (ESF).
 O juiz federal substituto, Dr. Luiz Antônio Ribeiro da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Varginha/MG, determinou a suspensão do concurso até que o edital seja retificado e os valores salariais estejam em conformidade com a Lei 3.999/61 que baliza a remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas no serviço público.
 Parabéns ao CRO/MG, que sua ação seja um divisor de águas e tenha um efeito multiplicador na valorização dos cirurgiões-dentistas que atuam no serviço público em todo o país, que somam pelo menos um terço da categoria.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Divulgou em 2016 1603 Vagas em 586 Concursos

O OdontoConcursos divulgou em 2016, 1603 vagas em 586 concursos para o cargo cirurgião-dentista, em todas as regiões do Brasil e nas mais diversas especialidades. Quando comparamos o número de concursos com vagas para dentistas divulgados em 2015 (729), vemos uma queda de 19,6% no número de concursos divulgados em 2016.

Em termos de Brasil, a média na queda do número de concursos foi de 19,6%, mas houve quedas muito maiores em outros estados. O estado mais rico do país, São Paulo é um exemplo. Em 2015 divulgamos 148 concursos no estado de São Paulo, em 2016 apenas 62. Queda de 58% no número de concursos.

Os dados mostram que a crise econômica está afetando a capacidade dos municípios, principais empregadores no serviço público, em realizar concursos. Mostram também que o cargo cirurgião-dentista tem estado de fora de muitos editais, que contam com vagas para outros profissionais da área de saúde.

Em meio a maior crise econômica da história do Brasil, há um tremendo aumento na demanda por tratamento dentário no SUS, mas diametralmente oposta a esta necessidade, esta a postura de prefeitos de norte a sul do país. O quadro é de alta procura e baixo número de profissionais, seja pela desproporção entre o aumento da demanda e a capacidade instalada, seja pelos baixos salários que afugentam o profissional, deixando a população ainda mais desassistida.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


EBSERH Planeja Concursos para 27 Hospitais Universitários

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que abrange os hospitais universitários federais de todo o país, planeja realizar diversos concursos para preencher vagas em 27 unidades hospitalares, inclusive na sua sede em Brasília/DF.

De acordo com as informações já liberadas alguns dos concursos serão para unidades em Pelotas/RS, São Carlos/SP, Distrito Federal, Dourados/GO, Vale do São Francisco/MG, Triângulo Mineiro/MG, Espirito Santo, Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Maranhão, Alagoas e Piauí.

Geralmente, cada concurso conta com cerca de 2 a 3 vagas para cirurgiões-dentistas, sendo que elas geralmente estão distribuídas nas áreas de Clínica Geral, CTBM e Odontopediatria.

As seleções já realizadas contaram com provas de Conhecimentos Específicos, Língua Portuguesa, Legislação da EBSERH, SUS, Raciocínio Lógico, Prova de Títulos e Tempo de Serviço.

O Banco de Provas OdontoConcursos possui diversas provas anteriores, aplicadas nos anos de 2016 e 2015.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


TCU Obriga Marinha a Realizar Concurso Público para Civis

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou em 17/11/2016 através de acórdão, que o Ministério da Marinha realize concurso público, com vistas à contratação de servidores civis para o Hospital Marcílio Dias, na cidade do Rio de Janeiro.

O último concurso para civis da Marinha foi realizado em 2004 e contou com vagas para o cargo Odontólogo. O objetivo da seleção, será a substituição de funcionários terceirizados. De acordo com o TCU, é imperiosa a necessidade de assegurar atendimento de emergência aos usuários do hospital através da atuação de servidores concursados.

O concurso não deve ser afetado pela atual suspensão de concursos federais, já que para  a substituição de terceirizados é permitida a realização de concursos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Prefeitura de Caxias/RJ Terá de Realizar Concurso Público

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro firmou com a Prefeitura de Caxias/RJ, que não realiza concurso público há quase dez anos, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a realização de concurso público para substituir terceirizados.

As previsões são de que a empresa organizadora do concurso seja definida logo no início do próximo ano, após a posse do novo prefeito, e o edital liberado, em seguida, entre 60 a 90 dias.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


PEC do Teto Pode Tirar R$433 Bilhões da Saúde em 20 Anos e Inviabilizar o SUS

O Projeto de Emenda Constitucional que visa limitar os gastos públicos é uma ação importante e necessária para um governo que herdou um déficit de R$170 bilhões do governo Dilma. Mas o que parece não ser nem um pouco razoável é que os usuários do SUS paguem a conta,ou seja, 75% da população brasileira.
Em primeiro lugar, é importante entender que o Brasil gasta pouco com a saúde e o SUS é subfinanciado há décadas. Incluindo as três esferas de governo, o Brasil gasta apenas 3,9% do PIB com saúde, valor inferior aos 8% aplicados pelos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Pela regra atual, a constituição fixa despesas mínimas vinculadas à receita corrente líquida. Isto quer dizer que, com a economia voltando a crescer a partir do próximo ano, como já preveem analistas, as receitas do governo aumentarão e os valores destinados à saúde também crescerão ano a ano. Dessa forma, as mudanças provocadas pela PEC não promoverão aumento real dos gastos com a saúde, apenas a inflação do ano anterior. De acordo com Dionísio Perondi (PMDB/RS), relator da PEC do Teto, o governo propõe aumentar para 15% do PIB os gastos com saúde em 2017 e aplicar correção pela inflação a partir de 2018.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS) e  o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) se colocaram francamente contra a proposta, que, pelos cálculos das entidades, representará a perda de 433 bilhões até 2036. Isto promoverá a redução dos atuais 3,9% do PIB que já são insuficientes, para cerca de 2% do PIB a ser aplicado em saúde, o que sem dúvida tornará o SUS absolutamente inviável.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Morte de Paciente em Decorrência de Extração Dentária Repercute na Imprensa

Uma mulher de 31 anos morreu em decorrência de uma  exodontia na cidade de Várzea Grande/MT. O procedimento foi realizado no dia 04/07/2016, a paciente veio a óbito no dia 08/07/2016 na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

 De acordo com o relato,  a paciente voltou  à clínica no dia do procedimento relatando inchaço no pescoço. No dia 08/07/2016 a paciente retornou à clínica com fortes  dores e inchaço no pescoço tendo sido socorrida e posteriormente levada para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, onde veio a óbito por volta das 23 horas.

Três pessoas foram indiciadas por homicídio culposo, a dentista que realizou o procedimento, o dono da clínica e uma funcionária. O laudo da necropsia relata morte por choque séptico provocado por Angina de Ludwig.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Estudos Apontam para Relação entre Consumo de Bebidas Muito Quentes e o Aparecimento de Tumores na Cavidade Oral

Apesar dos estudos epidemiológicos ainda não serem conclusivos, diversos trabalhos científicos realizados em vários países parecem cada vez mais consistentes em relacionar o consumo de bebidas como chás, leite e café, em altas temperaturas, com o aparecimento de tumores nos lábios, bochechas, língua, palato, faringe, esôfago e estômago.

Não é por acaso que a região sul, onde é comum a ingestão de chimarrão, apresenta a maior incidência de câncer de esôfago do país. Especialistas advertem que o consumo frequente de bebidas em temperaturas acima de 65°C pode produzir inflamações agudas no esôfago e levar ao surgimento do problema. De acordo com o médico André Luís de Godoy do Núcleo de Cirurgia Abdominal do Hospital A. C. Camargo, estudos realizados no Irã, onde o consumo de chá preto é muito alto parecem bastante consistentes.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Crise Econômica Deve Ser Momento de Aumento nos Investimentos em Saúde Pública

Durante períodos de crise econômica e perdas de empregos, ocorre maior adoecimento da população.  O fato é que aumenta e muito a demanda pelos serviços públicos de saúde. No Brasil esse aumento se dá não só pelas pessoas que já utilizavam o SUS, como também por outra parcela da população que perdeu o acesso aos planos privados de saúde e passou a ter o SUS como única alternativa.
A combinação bombástica do aumento da demanda com desinvestimento em saúde pública, pode transformar problemas econômicos em epidemias. O assunto foi debatido pelo professor de economia política e sociologia da Universidade de Oxford, David Stuckler, durante a 22ª Conferência de Promoção de Saúde realizada na cidade de Curitiba. A crise grega de 2010 foi citada como mau exemplo, onde medidas de austeridade econômica atingiram a saúde pública e provocaram surtos de malária e Aids.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Antibiótico Mais Potente Apresenta os Primeiros Casos de Resistência e Especialistas Alertam para o Fim da Era dos Antibióticos

A colistina é considerado o antibiótico mais potente na atualidade e tem sido utilizado em casos onde outros antibióticos já não são mais eficazes. A resistência aos antibióticos vem crescendo e casos de bactérias super resistentes vem sendo registrados em todo o mundo.
Diversos antibióticos já não são mais eficazes para alguns pacientes, sendo necessário a utilização de drogas mais potentes, que como peças de um jogo de dominó vão caindo num ciclo, ano após ano, apresentando mais e mais casos de resistência, tornando cada vez mais dramático a busca por drogas mais potentes.
Nas últimas semanas, foi registrado o segundo caso de resistência à colistina em uma paciente com infecção urinária nos EUA. Cepas de E. coli tornaram-se resistentes à colistina. Um segundo caso já havia sido registrado na China no ano passado e o temor dos especialistas de que estamos nos encaminhando para o fim da era dos antibióticos está se concretizando. Como em todos as outras situações é apenas questão de tempo para que estas cepas se difundam e a colistina, que era o último recurso, deixe de ser eficaz para o tratamento de diversas doenças.
Apesar de já termos chegado ao fim da linha, a menos que novas drogas sejam descobertas, o controle do problema parece longe de qualquer estimativa. Os antibióticos continuam a ser utilizados de forma indiscriminada, bem como sua presença na carne de animais criados para consumo humano é cada vez mais intensiva.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministro da Saúde de Temer Fala em Falta de Recursos e Faz Suas Primeiras Considerações

O novo minsitro da saúde, Ricardo Barros do Partido Progressita (PP), é engenheiro civil e foi relator do orçamento da união de 2015. De acordo com o ministro não há recursos e o país vive uma enorme crise fiscal. O ministro se colocou como um defensor da melhoria na qualidade do gasto público e exortou governadores e prefeitos a realizarem uma gestão mais eficiente.

O ministro fez várias outras considerações sobre como deverá ser sua gestão a frente da saúde como a necessidade de informatizar o SUS para um controle mais efetivo evitando assim desperdícios; falou que quer o Programa Mais Médicos com menos estrangeiros, hoje eles são 73% do total a maioria cubanos; estimulou a aplicação de multas em residências com foco do mosquito Aesdes Aegypti e defendeu que medicamentos aprovados por agências reguladoras de outros países não necessitem de aprovação no Brasil. A Anvisa, ligada ao Ministério da Saúde não aceita testes feitos pelo FDA, nem pela Comunidade Europeia.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Mortes por H1N1 Dobraram em Apenas 15 Dias

Dados do Ministério da Saúde demonstram que eram 71 o número de óbitos provocadas pelo H1N1 até o dia de 12 março.
No período de 12 a 26 de março foram computados mais 82 casos fatais provocados por esta variante do vírus influenza, passando a totalizar 153 óbitos.
O número de casos da doença vem crescendo na mesma prorporção, já foram confirmados 1012 casos pelo Ministério da Saúde.
A região sudeste tem o maior número de casos, 758 sendo que o estado de São Paulo lidera o ranking nacional com 715 destes casos. A região sul possui 133 casos, Centro-Oeste 71 e nordeste 33 casos.
Além de São Paulo, outros estados que possuem mais casos confirmados são Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Impeachment e Crescimento Econômico na América Latina

O Impeachment de um presidente é um momento de grande incerteza. Em nosso país o governo Dilma tem sido marcado pelos escândalos de corrupção, má gestão pública, falta de credibilidade, aumento de desemprego e alta inflação. Estudo realizado pelo professor titular de economia da UFRJ, Reinaldo Gonçalves, mostra que apesar do sofrimento decorrente de um governo que vai se desagregando, boas notícias macroeconômicas se seguem ao impedimento de presidentes latino-americanos.
De acordo com o trabalho após o impedimento há um bônus macroeconômico que envolve ajustes das finanças públicas, elevação da taxa de crescimento da renda, queda no desemprego e ajustes nas contas externas.
De acordo com o trabalho, a queda da inflação e o aumento do investimento ocorrem de forma mais lenta.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Quantitativo de Concursos e de Vagas por Estado da Região Sul que Divulgamos em 2015

O OdontoConcursos divulgou em 2015 na região sul 280 vagas em 199 concursos para o cargo cirurgião-dentista nas mais diversas especialidades. Veja a distribuição dos concursos e vagas por estado:

Estado   Concursos      Vagas   
Paraná        67     103
Santa Catarina        69      99
Rio Grande do Sul         63      68

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Quantitativo de Concursos e de Vagas por Estado da Região Sudeste que Divulgamos em 2015

O OdontoConcursos divulgou em 2015 na região sudeste 925 vagas em 355 concursos para o cargo cirurgião-dentista nas mais diversas especialidades. Veja a distribuição dos concursos e vagas por estado:

Estado   Concursos      Vagas   
Minas Gerais        173      586
São Paulo        148      217
Rio de Janeiro            25      106
Espírito Santo          09       16

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Quantitativo de Concursos que Divulgamos em 2015 por Região

O OdontoConcursos divulgou em 2015, 729 concursos para o cargo cirurgião-dentista nas mais diversas especialidades. Veja a distribuição dos concursos por região:

 

     Região        Número de Concursos
  Sudeste                      355
  Sul                      199
  Centro-Oeste                        75
  Nordeste                        75
  Norte                        35

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Microcefalia, Ministério da Saúde Declara Situação de Emergência de Caráter Nacional

O aumento do número de casos de microcefalia, doença congênita rara onde o crânio do recém nascido tem perímetro menor que 33 cm, levou o ministério da saúde a decretar situação de emergência em saúde pública a nível nacional.

Os estados mais afetados são Pernambuco e Rio Grande do Norte. O aumento do número de casos em relação ao ano de 2014 chega a ser de nove vezes no estado de Pernambuco. A doença provoca mal formação no cérebro, pode levar ao retardo mental e a problemas de audição e visão.

A causa do aumento do número de casos ainda é desconhecida. Várias doenças como a toxoplasmose, rubéola, dengue, zika e herpes podem provocar a doença. A suspeita maior é sobre a zyka, já que cerca de 80% das gestantes relataram sintomas compatíveis com a doença no início da gestação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Odontologia Possui 428.533 Profissionais Inscritos nos CROs, Veja a Distribuição por Profissão

O número de profissionais inscritos nos CROs de todo o país é expressivo. Chama atenção o elevado número de cirurgiões-dentistas frente às demais profissões auxiliares, especialmente às categorias mais ligadas à clínica como os TSBs e ASBs. Vale lembrar que o Brasil possui o maior número de dentistas do mundo, representando cerca de 20% dos dentistas do planeta.
Veja a distribuição dos 428.533 inscritos nos CROs, de todo o país :

 → Cirurgião-Dentista - 270.064 

 → Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) - 109.565

 → Técnico em Saúde Bucal (TSB) - 21.484

 → Técnico em Prótese Dentária - 21.831

 → Auxiliar de Prótese Dentária - 5.589




© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Novo Ministro da Saúde Tem Pouca Atuação no Setor

O novo ministro da saúde, o médico psiquiatra Marcelo Costa e Castro, tem atuação muito mais política do que na área de saúde. Indicado pelo baixo clero do PMDB, para comandar a pasta com o maior orçamento da união, o novo ministro é deputado federal pelo Piauí e está em seu quinto mandato.
Formado em 1974, possui especialização e mestrado em psiquiatria e foi médico do INAMPS até o início dos anos 80. De acordo com sua biografia, o último congresso que participou na área da saúde foi em 1981. Em relação à sua atuação como deputado federal fez, de acordo com o site da Câmara dos Deputados, 162 proposições. Em sua quinta legislatura não apresentou, até hoje, nenhum projeto parlamentar para o setor saúde.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Corpo de Saúde da Marinha - Veja a Relação Candidato/ Vaga

A seleção ao cargo de primeiro-tenente dentista para o Corpo de Saúde da Marinha teve no concurso deste ano 1.742 candidatos inscritos para 13 vagas distribuídas em várias especialidades. Veja a relação candidato/vaga por área:

Especialidade  Candidato/ Vaga
Ortodontia 326 / 1
Endodontia 275 / 1
Odontopediatria 139 / 1
Implantodontia 126 / 1
Periodontia 110 / 1
CTBMF 86 / 1
Pat. Bucal - Estomatologia 59 / 1

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja o Número de Faculdades de Odontologia no Brasil

Dados de 2015 divulgados pelo CFO, Conselho Federal de Odontologia, demonstram que o país possui 220 faculdades de Odontologia.
Além de superlativamente excessivo, as faculdades estão regionalmente mal divididas e concentradas em alguns estados onde a lógica econômica se encontra sobreposta, a qualquer caráter regulador dos estados, ou às necessidades sociais das referidas populações.

Assim os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul possuem mais da metade do número de faculdades, totalizando 121.

Veja no quadro a distribuição das faculdades segundo o critério público ou privadas :

Faculdades de Odontologia Caráter Público ou Privado
Particulares 165
Federais 28
Estaduais 19
Municipais 08



© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Concluiu Apenas 11% das Obras do PAC 2

 Levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicado pelo site Contas Abertas, mostra que das 24.006 obras em todo o país, sob a responsabilidade do Ministério e da Fundação Nacional da Saúde apenas 11% foram finalizadas. O levantamento publicado pelo Contas Abertas refere-se ao PAC 2 no período 2011 a 2014 e inclui investimentos da união, de empresas estatais, inciativa privada e contrapartidas de estados e municípios. 

 De acordo com o relatório as obras são para a construção e reforma de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ações de saneamento. O pior resultado é o das UPAs, das 503 previstas para os últimos 3 anos, apenas 14 ficaram prontas; em relação às UBS das 15.652 previstas, para o mesmo período, apenas 9% foram concluídas.

Enquanto isso, o governo já prepara o PAC 3.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Dentistas Poderão Ter Jornada de Quatro Horas Diárias e 20 Horas Semanais

A Câmara analisa projeto que fixa em quatro horas diárias e 20 horas semanais a jornada de trabalho para o exercício da Odontologia (PL 7741/14). De acordo com o autor da proposta, do ex-deputado Dudu Luiz Eduardo (PSDC-RJ), apesar da Lei 3.999/61 ter estabelecido o salário mínimo e a duração de trabalho desses profissionais em, no mínimo, duas e, no máximo, quatro horas semanais, os tribunais trabalhistas desenvolveram uma jurisprudência que nega tal direito à categoria.

De acordo com tal jurisprudência, a legislação não determinou jornada especial de trabalho para os médicos e dentistas, mas sim salário mínimo profissional para uma jornada de duas a quatro horas diárias de trabalho. Em razão desse entendimento, a Justiça do Trabalho mandou aplicar aos dentistas a jornada padrão prevista na Constituição (oito horas diárias e 44 horas semanais).

De acordo com o deputado, a jurisprudência contraria o texto legal. Para Luiz Eduardo, a proposta pretende devolver à categoria dos dentistas o direito à jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa Não Concede Renovação de Certificado de Boas Práticas à EMS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou ao laboratório EMS, um dos maiores do país a renovação do certtificado de boas práticas. Isto significa que a empresa fica proibida de registrar novos medicamentos, bem como de obter a renovação de registros de medicamentos que já produz.
De acordo com a ANVISA, a empresa não obteve a renovação devido a problemas de conservação de matérias primas utilizadas na fabricação de antibióticos. A agência reiterou que os produtos da empresa não estão interditados. A EMS informou ter tomado todas as providências necessárias à obtenção da renovação do referido certificado.



© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Governo do Rio Veta Proibição do Amálgama

O Projeto Lei 2461/2013 que proibiria  a utilização do amálgama foi vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão. A negativa do governador se baseou no fato que o material tem sua utilização autorizada pelo Ministério da Saúde, pelo CFO e pelos principais orgãos da categoria, desde que tomados os devidos cuidados com o seu descarte. O governador citou em sua negativa ao projeto, que a Convenção de Minamata não proíbe a utilização do amálgama para restaurações dentárias. Lembrou ainda que o material presta um grande serviço à saúde pública e que sua substituição elevaria em muito os gastos do governo.




© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Projeto Lei no Rio de Janeiro Estabelece a Proibição do Amálgama

O Projeto Lei nº 2641/2013 da deputada estadual Aspásia Camargo, já aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), estabelece a proibição do amálgama para restaurações dentárias.

Entre as razões citadas pela deputada estão: 

- A descontinuação do uso de compostos com mercúrio nos cuidados com a saúde, sendo a principal exceção o uso do amálgama no tratamento dentário;
- A Convenção de Minamata e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA);
- O fato do Brasil ter uma das maiores concentrações de dentistas do mundo, tendo mais faculdades de Odontologia que os EUA e a Europa juntos. Dados do Ministério da Saúde de 1995 a 2008 mostram taxa crescente de 38% no número de formandos;
- Trabalhos científicos realizados nos EUA e no Canadá, demonstram que os consultórios dentários são fonte importante de mercúrio lançado no meio ambiente.

O projeto vai agora à sanção do governador do estado para entrar em vigor.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Febre Chicungunha Uma Nova Ameaça à Saúde dos Brasileiros

A  febre  chicungunha é transmitida pelo mesmo mosquito da  dengue, o  Aedes  aegypti, com  sintomas bastante semelhantes.  Apesar de causar dores mais intensas e por um período mais longo tem letalidade mais baixa que a dengue.

De acordo com a Organização Mundial da  Saúde (OMS), a doença teria surgido em algum lugar do Caribe e se espalhado por todo o continente americano, onde a OMS estima que houve nos últimos meses cerca de 260 mil casos com 22 mortes.

No  Brasil já foram registrados casos de doentes que chegaram do Haiti, onde a doença teria sido contraída. Medidas de controle  ambiental  foram  tomadas  por autoridades sanitárias brasileiras no entorno  das casas dos doentes.

Infectologistas de todo o país mostram preocupação com a doença, já que o índice de infestação pelo Aedes  aegypti  é  alto em muitas regiões do país, inclusive em diversas capitais. Na prática, se o mosquito Aedes  aegypti  picar um doente, poderá  adquirir o vírus e propagar a doença.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Estudo Sugere Que Ruivos São Mais Sensíveis À Dor

Estudo realizado pela Louisville University nos EUA, demonstrou que pessoas com o cabelo ruivo são mais ansiosas e temerosas em relação ao tratamento dental que a população em geral.

O estudo sugere que um mesmo gen seria o responsável pela produção de endorfina, o anestésico natural do corpo e características como a cor ruiva dos cabelos e pele clara. Um estudo anterior da mesma universidade demonstrou que mulheres ruivas utilizam 19% mais analgésicos para o controle da dor do que mulheres morenas.

O Southampton University Hospital no Reino Unido,  está realizando estudo semelhante visando comprovar se os ruivos são realmente mais sensíveis a dor e se realmente necessitam de doses maiores de analgésicos e anestésicos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Petrobrás Realiza Muitos Concursos, Mas Tem Poucos Funcionários Concursados

A Petrobrás realizou nos últimos 10 anos, 18 concursos públicos, o que ao primeiro sinal significaria uma empresa preocupada em selecionar funcionários pela sua capacidade comprovada através de concursos públicos. Mas, o que acontece é exatamente o contrário, pois 80% dos funcionários da empresa são terceirizados.
O número de funcionários terceirizados há 12 anos era 49 mil, atualmente a empresa possui 360 mil terceirizados, o que significa 4 terceirizados para cada concursado.
Em vários concursos promovidos pela empresa houve vagas para cirurgiões-dentistas. O número de vagas disponibilizadas, entretanto, foi sempre bem pequeno, geralmente 1 ou 2 vagas, muito pouco para aquela que é a maior empresa brasileira.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Impressora 3D é Utilizada na Reconstrução Facial de Paciente Britânico

Um paciente britânico que teve o rosto parcialmente destruído por um acidente de moto, se tornou um dos primeiros casos do mundo em que técnicas que utilizam impressoras 3D foram utilizadas na reconstrução facial.

A impressora 3D utilizada é fabricada pela empresa materialise, líder europeia no setor. O procedimento foi realizado pelo pelo cirurgião maxilo facial Andrian Sugar, no Hospital Morriston, no país de Gales. A técnica consistiu basicamente na elaboração de um modelo 3D a partir de uma tomografia, seguida pela impressão de placas e próteses, que foram cirurgicamente implantadas no paciente.

O resultado alcançado, de acordo com o cirurgião, é incomparável com tudo que já havia feito antes . 
O paciente declarou logo após  retornar da cirurgia, que poderá voltar a ter uma vida normal. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Heterossexuais Lideram Novas Notificações de HIV no Brasil

Eles tem na média entre 30 a 49 anos,  na maioria mulheres, contraíram o vírus de 5 a 10 anos atrás e passam um bom período sem nenhum tipo de alteração de saúde, que possa levantar qualquer suspeita sobre a doença. Os heterossexuais, representam 67,5 % das novas notificações de HIV do ministério da saúde nos últimos dois anos.

O  Brasil possui hoje cerca de 1 milhão de portadores do vírus, de cada mil pessoas  4 a 6 estão infectadas pelo HIV e segundo estimativas do ministério cerca de um terço, ainda não sabe que é portador do vírus.

A  média nacional é  20,2 infectados pelo HIV por cem mil habitantes, mas alguns estados e cidades possuem números muito altos quando comparados com a média nacional. O estado do Rio Grande do Sul, por razões ainda não definidas, possui mais que o dobro da média nacional 41,4 infectados por cem mil habitantes. A cidade gaúcha de Alvorada possui taxa de 103,3 por cem mil habitantes e a grande Porto Alegre possui taxa de infectados de 92,5 por cem mil habitantes. Outros estados também possuem taxas acima da média nacional, como o Rio de Janeiro (28,7), Amazonas (29,2) e Santa Catarina (33,5).

Outro dado, que vem chamando a atenção do ministério da saúde é o crescimento da  doença  entre os jovens. O estado de  São Paulo, por exemplo , teve de  2007 a 2012, crescimento de infectados pelo HIV de 29% entre pessoas de 20 a 24 anos de idade.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Brasil, e a Vergonhosa Alíquota de 34% na Tributação de Medicamentos

O Brasil possui uma das maiores, ou talvez, a maior alíquota na tributação de medicamentos em todo o mundo, que é de cerca de 34 %.  A maior parcela da tributação é relativa ao ICMS e varia de estado para estado. Em um país que reduz impostos para vender carros e eletrodomésticos é inconcebível, que não se consiga redução nos impostos de um item tão fundamental à saúde da população. Isto acontece num país de baixa renda, onde a população mais pobre é a que mais adoece e a que mais necessita de medicamentos.

 Existem mais de 20 Projetos de Lei em andamento que pleiteiam a redução nos impostos sobre os medicamentos, sem nada conseguir até agora. Apenas medicamentos oncológicos e para hipertensão estão sob regime diferenciado de tributação no Brasil. Na média a tributação sobre medicamentos em países europeus não ultrapassa 10%, chegando a zero na Inglaterra.  


 A Interfarma, Associação da Indústria Farmacêutica, e  a Abrafarma, Associação de Farmácias e Drogarias lançaram uma campanha que objetiva recolher 10 milhões de assinaturas a fim de pressionar o governo a tomar uma atitude. As assinaturas estão sendo recolhidas em 6 mil farmácias e drogarias em todo o país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Carga Global de Doenças Mostra os Principais Problemas de Saúde e Riscos de Morte no Brasil

Pesquisa realizada em 187 países e liderada pelo Instituto de Métrica e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington demonstrou que o mundo nos últimos dez anos , a exceção da África subsaariana, vem apresentando queda nos índices de doenças infecciosas e da mortalidade infantil acompanhados de aumento da expectativa de vida.

 O aumento da expectativa de vida tem sido acompanhado pelo aumento da incidência de doenças crônicas. De acordo com dados do trabalho, divulgados pelo jornal O Globo, a expectativa de vida do brasileiro é atualmente de 74 anos, cerca de 63 anos são vividos com bom estado de saúde, os demais são vividos com doenças crônicas. O principal problema de saúde no Brasil são as doenças cardíacas que atingem cerca de 3,24 milhões de pessoas, o segundo é a violência que atinge 3,20 milhões de pessoas, o terceiro são as dores lombares que afetam 2,51 milhões de brasileiros. Outros problemas crônicos como a depressão com 2,28 milhões de casos e a ansiedade com 957 mil pessoas afetadas também mereceram destaque na pesquisa. 

 De acordo com o trabalho, os principais riscos de morte no Brasil são a má alimentação, a pressão alta, o tabagismo, a obesidade e o alto nível de açúcar no sangue. A pesquisa foi financiada pelo Fundação Bill e Melinda Gattes.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Suspende Repasses de Incentivo e Custeio da Estratégia de Saúde da Família e Atinge 444 Equipes de Saúde Bucal

 O Ministério da Saúde suspendeu repasses de incentivo e custeio para 468 municípios ligados a Estratégia de Saúde da Família. De acordo como o Ministério da Saúde a irregularidade encontrada foi a duplicidade de cadastro dos profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Desta forma, foram suspensos os repasses para 444 equipes de saúde bucal, 468 Equipes do PSF e 2.350 agentes comunitários de saúde.
 Os repasses serão restabelecidos assim que a irregularidade for comprovadamente sanada pelos gestores municipais. A lista com os municípios afetados está publicada na Portaria 318 do Diário Oficial da União.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa Prepara Concurso com 314 Vagas e Salários de até R$10.019,20

O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concurso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ampliando o número de vagas do concurso de 165 para 314. Profissionais de nível superior poderão concorrer às vagas de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária com salário de R$10,019,20 e de Analista Administrativo com salário de R$9.263,20. O concurso deve ser bem concorrido,  devido ao fato dos perfis profissionais dos cargos terem, geralmente, um leque de formações que podem participar da seleção. O edital está previsto para ser divulgado até o mês de maio de 2013.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Diabetes Mata Mais Que Aids e Acidentes de Trânsito no Brasil

Levantamento do Ministério da Saúde divulgado em novembro de 2012 e citado na Revista Radis (Fiocruz), mostra que no período de 2000 a 2010, o número de óbitos por diabetes no Brasil foi de 54.000, no mesmo período as mortes por Aids totalizaram 12.000 e os acidentes de trânsito levaram a óbito 42.000 brasileiros.
 De acordo com especialistas um dos problemas fundamentais no enfrentamento do diabetes é a manutenção do tratamento, que é dificultada pela falta de informação do paciente quanto à gravidade da doença quando não adequadamente tratada, o que leva o paciente a negligenciar o uso da medicação.
 Os dados do Ministério da Saúde são ainda mais alarmantes, quando relacionam a presença do diabetes com outras doenças como as doenças cardiovasculares. Quando este dados são cruzados as mortes direta, ou indiretamente relacionadas ao diabetes, no mesmo período, passam a ser de 123.000 óbitos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa Proíbe Comercialização de Álcool Líquido com Graduação Superior a 54°

A partir do dia 29/01/2013 entrou em vigor a portaria da Anvisa que proíbe a comercialização do álcool líquido com graduação superior a 54° GL, ou 46° INPM. As formulações líquidas com graduação acima da citada só poderão ser vendidas na forma de gel. O objetivo é dar mais segurança ao uso do material altamente inflamável e diminuir as internações e os acidentes com adultos e especialmente com crianças vitimadas por queimaduras severas relacionadas ao uso do álcool líquido.
 A portaria da Anvisa é de 2002, mas a indústria do setor conseguiu o veto no TRF, que foi derrubado em meados de 2012, passando então a transcorrer o prazo para a adequação da indústria e do comércio. Apesar da vitória da Anvisa, a indústria ainda pode recorrer ao STJ e ao STF.  A comercialização do produto para uso médico e hospitalar continua liberada, mas o produto não deverá mais ser encontrado em mercados e similares.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


As Doenças Negligenciadas no Brasil

As doenças negligenciadas atingem especialmente populações que vivem em regiões tropicais. Recebem o nome de negligenciadas porque as populações atingidas estão geralmente em situação de desvantagem social, marginalizadas dos grandes interesses das sociedades em que vivem, não gerando por parte de governos ou empresas farmacêuticas o interesse pelo atendimento de suas necessidades.
Apesar do tratamento ser geralmente fácil, ou o controle da doença factível com poucas medidas, milhões de pessoas no Brasil e no mundo sofrem ano a ano com o descaso e a indiferença.
No Brasil, o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Doenças Negligenciadas do Ministério da Saúde, considerou como prioridade as seguintes doenças : Doença de Chagas, Dengue, Tuberculose, Malária, Esquistossomose, Hanseníase e Leishmaniose.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Tribunal de Contas do Estado do Rio Mostra Falhas e Deficiências no PSF em 80% dos Municípios do Estado

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro demonstrou em auditoria uma série de falhas e deficiências em 80% dos municípios do estado que recebem verbas para a Estratégia de Saúde da Família. 
De acordo com o TCE/RJ, em matéria publicada pelo jornal O Globo, 71% dos municípios tem contratos de trabalho temporário, 80% não tem médicos trabalhando 40 horas e 30% não tinham sequer remédios.
 A auditória mostrou ainda infra - estrutura precária, deficiências em redes hidráulicas e elétricas, falta de insumos básicos, falta de lista básica de medicamentos mais utilizados e armazenamento inadequado.
Ficaram de fora da auditoria do TCE/RJ os municípios de Niterói, Campos de Goytacazes e São Fidélis.
A cobertura do PSF no estado do Rio de Janeiro é uma das piores do Brasil, apenas 44% da população.
 O estado do Rio ocupa a 23ª posição em termos de cobertura populacional do PSF, em relação aos demais membros da federação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Não Está no Orkut !!!

O site OdontoConcursos não está no Orkut, trata-se de fraude a comunidade Orkut do OdontoConcursos, não possuindo nenhum vínculo com a empresa ODONTOCONCURSOS. 
O OdontoConcursos possui a marca registrada no INPI e já solicitou ao Google a remoção desta comunidade que usa de forma não autorizada a marca de sua empresa. 
Mais uma vez o nome da empresa é utilizado de forma não autorizada. Há cerca de dois anos o mesmo fato aconteceu com o Tweeter, quando o dono de um curso preparatório criou o perfil falso com o nome de nossa empresa. Uma vez questionado o Tweeter removeu prontamente o falso perfil.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Concurso do Ministério da Saúde Terá 219 Vagas

O concurso para o Ministério da Saúde que inicialmente tinha previstas 165 vagas para Cirurgiões- Dentistas e visava preencher vagas em instituições de saúde federais na cidade do Rio de Janeiro, vem sofrendo alterações. O concurso agora será para preencher vagas na Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI).
O número de vagas também sofreu alterações, passando a ser de 219 vagas. O salário inicial será de R$3.225,42 e os aprovados trabalharão sob o regime estatutário. As vagas serão divulgadas em breve e estão distribuídas por diversos estados dentro da estrutura da SESAI. A organizadora do concurso será a Cespe-UnB.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Amil é Vendida a Grupo Americano

A Amil, maior operadora de assistência médica privada no Brasil com 3,86 milhões de clientes e segunda maior operadora de assistência odontológica privada com 1,13 milhões de clientes, foi comprada pelo grupo americano UnitedHealth. O negócio foi fechado em R$9,89 bilhões e a aquisição da empresa se dará em etapas, além disto o negócio ainda precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pela Comissão de valores Mobiliários (CVM). Um entrave à concretização do negócio é a legislação brasileira que proíbe capital estrangeiro na prestação de serviços de saúde.
A UnitedHealth atua em 18 países e possui mais de 70 milhões de clientes. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Profissionais de Saúde Cobram Carreira Nacional e Maior Articulação

Representantes de diversas entidades profissionais da saúde cobraram nesta terça-feira a definição de uma carreira nacional dos trabalhadores do setor. Esses profissionais também defenderam a criação de uma instância administrativa que funcione como articuladora dos conselhos profissionais e operadores do sistema de saúde existentes no País.

Durante audiência pública realizada pela Subcomissão Especial para o Ordenamento da Formação de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Educação Permanente na Área da Saúde, foi aventada a possibilidade de essa instância administrativa promover o debate permanente sobre o exercício das atividades e uma política de distribuição e fixação desses profissionais de acordo com a necessidade do País.

A subcomissão é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família. O relator do colegiado, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou que pretende elaborar seu relatório com três subdivisões que tratem da formação profissional; da distribuição e fixação dos profissionais; e da regulamentação das profissões ligadas à saúde. “Vamos, a partir das contribuições das entidades, tentar formar uma análise da situação de cada um dos três temas e apresentar a proposta na forma de um projeto de lei que ordene os recursos humanos”, disse Carvalho.

Fonte Agência Cãmara

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


CESP/Unb Será a Organizadora do Concurso do Ministério da Saúde que Terá 165 vagas para Cirurgião-Dentista

O Ministério da Saúde escolheu, através de dispensa de licitação, a Cesp/Unb com a organizadora do seu concurso para 2.500 vagas, dentre as quais 165 para cirurgião - dentista. De acordo com o último informe publicado, os aprovados trabalharão nas áreas de saúde indígena, saneamento básico e ambiental.
A distribuição das vagas ainda não foi publicada, mas deve abranger diversos estados dos país. 
A programação do Cesp/Unb é realizar a prova até dezembro e convocar os aprovados e classificados até abril de 2013.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Jalecos com Chips São Proibidos pela Justiça

A juíza Giselle Bondim L. Ribeiro, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região emitiu decisão proibindo o uso de chips em jalecos de médicos que vinha ocorrendo na UPA de Mesquita, cidade do estado do Rio de Janeiro localizada bem próxima à capital. O Instituto Data Rio, que administra a UPA para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, vinha utilizando chips em jalecos desde o mês de julho. De acordo com o entendimento da juíza, " há exacerbação de poder por parte do empregador que viola a dignidade do trabalhador ao expô-lo a uma vigilância continua ". A ação, que foi impetrada pelo Sindicato dos Médicos, ainda será julgada, mas foi estabelecida multa de R$1.000,00 diários pelo seu não cumprimento.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Prepara Concurso com 165 Vagas

O Ministério da Saúde será obrigado a substituir todos os terceirizados até o dia 31/12/2012 para cumprir acordo de conciliação com o Ministério Público do Trabalho. O concurso para suprir estas vagas está previsto para ocorrer até o final do ano e terá um número substancial de vagas para Cirurgiões-Dentistas, 165. A autorização do concurso foi publicada no diário oficial da união no dia, 05/07/2012.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados Projeto - Lei que Proíbe Terceirizados em Atividades Fim

Foi aprovada na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados o Projeto Lei elaborado pelo Senado de número 6.762/10. De acordo com o Projeto - Lei, os orgãos públicos não poderão contratar terceirizados para exercer atividades fim, que são atividades que só poderão ser exercidas por concursados. A terceirização poderá ocorrer ainda  em outras atividades como limpeza, segurança, recepção, transporte ...
O Projeto - Lei ainda precisa passar por duas outras comissões.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa do IBGE Mostra Renda Média e Taxa de Desemprego na Odontologia

Pesquisa do IBGE sobre renda e taxa de emprego de profissões de nível universitário mostra a Medicina como a profissão com a maior renda média, R$7.150,00. Em segundo lugar estão as Engenharias com renda média variando entre R$5.385,00 e R$6.015,00 (Engenharia Civil). Direito aparece em sexto lugar, logo após as Engenharias com renda média de R$4.902,00. Economia é a sétima colocada com renda média de R$4.871,00, seguida pelo oitava colocada, a Odontologia com renda média de R$4.492,00 e taxa de desemprego de 3,3%. A Medicina além da maior renda média, possui também a menor taxa de desemprego, 0,7%.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Relatório da Unaids Aponta o SUS como um dos Melhores do Mundo na Prevenção da Aids

Relatório da Unaids, Programa das Nações Unidas sobre HIV/ Aids, aponta o modelo de prevenção brasileiro como um dos melhores do mundo, em especial no tratamento de populações mais vulneráveis.
O relatório demonstra que o SUS oferta tratamento a 97% dos brasileiros diagnosticados com a doença e elogia o país ao dizer, que o Brasil tem investido de forma adequada nos mecanismos de prevenção e controle.
Durante a divulgação do relatório, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, fez uma ressalva em relação a população mais jovem dizendo que 95% das pessoas tem consciência do uso do preservativo, mas que prática na faixa de 15 a 24 anos, 61% usam na primeira relação, caindo está taxa para 50% nas relações seguintes e nas relações casuais.
Na América Latina, 1,5 milhão de pessoas vivem atualmente com a doença.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Dia do Dentista Foi Marcado por Greves e Paralisações dos Médicos

O dia do cirurgião-dentista de 2011, foi marcado por greves e paralisações dos médicos nos serviços do SUS em pelo menos 21 estados do país. O movimento foi aprovado em 05/08/2011 na Comissão Nacional 
Pró - SUS, composta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam); a pauta do movimento é a melhoria dos salários com plano de cargos e salários, melhoria das condições de trabalho além de aumento no financiamento do SUS.
De acordo com o presidente da Fenam, Cid Carvalhaes, a paralisação por 24 horas obteve adesão de 85% dos médicos.
Os dentistas da prefeitura de Curitiba realizaram manifestações e estão em greve desde 22/10/2011, o movimento luta por equiparação dos seus proventos com os dos médicos. Em Fortaleza, os dentistas da prefeitura também estão em greve por melhores salários.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Câmara dos Deputados Aprova Regulamentação da Emenda 29

A Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da Emenda 29, depois de 11 anos de espera, tirando do Projeto a CCS, Contribuição Social da Saúde. A CCS seria uma nova CPMF com uma alíquota menor. 
A regulamentação da Emenda 29 vai permitir que gastos como, aposentadorias, merenda escolar, gastos com educação e com saneamento, por exemplo não possam mais ser listados como gastos em saúde. Além disso os estados estarão obrigados a gastar 12% de seu orçamento com saúde e os municípios 15%, ficando a união com os atuais 7%. O projeto volta para o Senado, onde o governo federal teme a inclusão no texto do aumento de sua alíquota para 10%.
A retirada do Projeto da CCS, ocorreu mesmo após o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, clamar publicamente que a saúde necessita de mais R$45 bilhões para ficar ao nível de países vizinhos como Argentina e Chile. A maioria dos deputados compreende que há necessidade de mais recursos para a saúde, mas as demissões de ministros e de funcionários de alto escalão envolvidos em corrupção tem tornado público a cada dia o mal uso e a falta de fiscalização do governo com os recursos públicos, tornando o ambiente político impróprio para um novo imposto.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Dilma Afirma que Regulamentação da Emenda 29 Não Resolverá as Demandas da Saúde e Defende Novas Formas de Financiamento

Em declarações recentes a presidente Dilma Roussef afirmou que a regulamentação da Emenda 29, em tramitação no congresso, não resolverá os problemas da saúde no Brasil. De acordo com a presidente com a regulamentação da Emenda 29 deixarão de ser colocados na pauta da saúde ações de saneamento, que são ações indiretas de saúde, mas não investimento em saúde e que no geral a regulamentação da Emenda 29 mantém o atual padrão da saúde, mas não resolve. 
Ela defendeu a criação de um novo imposto para saúde, afirmando que o problema da CPMF foi o desvio de finalidade, porque o dinheiro não foi para a saúde. O ministro da Secretaria Geral da presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo não tem uma posição favorável quanto a propostas de legalização de jogos de azar para custear a saúde.
Dilma afirmou que o Brasil possui um sistema universal de saúde que precisa de investimentos para alcançar qualidade e que dizer que isto pode ser feito sem dinheiro é demagogia. 
Para analistas políticos é extremamente difícil que o governo consiga aprovar um novo imposto para a saúde e as razões são muitas, entre elas; o os recordes na arrecadação de impostos como Cofins e Contribuição Social sobre o Lucro (CCSL) que devem de forma prioritária financiar a saúde, a já enorme carga tributária existente sobre a população com retorno mínimo do governo em termos de serviços prestados à sociedade,  a falta de controle do governo na aplicação de recursos públicos nas mais diversas áreas inclusive na saúde, onde o governo fiscaliza menos de 5% dos recursos repassados, o enorme rombo deixado pela corrupção de políticos e autoridades públicas em todos os escalões, bem como a existência prévia do referido imposto sem nada mudar, mesmo com R$40 bilhões de arrecadação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Projeto Lei para Proibir o Uso de Jalecos Fora do Ambiente de Trabalho Tramita na Câmara dos Deputados

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto Lei 471/11, que proíbe o uso de jalecos e de outros equipamentos de proteção individual fora do ambiente profissional. O objetivo do PL de autoria do deputado federal Inocêncio de Oliveira (PR/ PE) é evitar que os profissionais transmitam infecções através de roupas ou de outros instrumentos de trabalho, colocando em risco a comunidade. 
O Projeto Lei prevê atividades educativas sobre riscos biológicos aos profissionais de saúde e multa no descumprimento, sendo que os empregadores responderão solidariamente pela infração.  
O Projeto Lei tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Cientistas Japoneses Conseguem Produzir e Implantar Dentes a Partir de Células Tronco

Cientistas da Universidade de Tóquio descreveram no jornal científico eletrônico PLoS One, a retirada de células tronco de embriões de camundongos, o cultivo das células, bem como o controle do formato através de moldes e o desenvolvimento completo dos dentes. O trabalho descreve que estes dentes foram implantados em maxilares de outros camundongos, tendo os dentes se tornado totalmente funcionais no período de 40 dias. De acordo com a pesquisa, uma das maiores dificuldades é o desenvolvimento de novas tecnologias para a cultura e desenvolvimento de órgãos biofabricados.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Descoberta da Aids Completa Trinta Anos, Epidemia Prossegue

A descoberta dos primeiros casos da doença ocorreu há trinta anos em San Francisco, EUA, mas apesar de um série de avanços no tratamento da doença a epidemia segue ainda fora de controle. De cada 5 pessoas com necessidade de tratamento, apenas uma é adequadamente tratada. O tratamento dos infectados é responsável pela redução em até 96% do risco de transmissão sexual. De acordo com Willy Rozenbaum, um dos maiores especialistas do mundo, para cada pessoa tratada há 2,5 novas contaminações. 
Em entrevista ao jornal O Globo, o especialista francês frisou que em relação ao controle da doença o máximo que se pode dizer; é que em alguns países desenvolvidos o número de novas contaminações está estabilizado. De acordo com Rozenbaum, um número considerável de pessoas ignora ser portador da doença, o que contribui para o caráter incontrolável da doença. Se o quadro da epidemia se mantiver o mesmo, o mundo terá em 2030, 60 milhões de pessoas contaminadas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Desvio de R$ 662 Milhões do SUS Mostra que Ministério da Saúde Não Fiscaliza Repasses a Estados e Municípios

Foram repassados de 2007 a 2010, pelo Fundo Nacional de Saúde, R$ 159,13 bilhões para estados e municípios. Deste total, apenas 2,5% foi fiscalizado pelo Ministério da Saúde que encontrou desvios de R$662 milhões neste pequeno percentual que sofreu fiscalização. A investigação feita pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério da Saúde, demonstrou que os maiores desvios encontrados foram  em pagamentos irregulares e nas compras de medicamentos e equipamentos.
Reportagem publicada pelo jornal O Globo, mostra que há pesada resistência dentro do próprio Ministério da Saúde ao trabalho dos auditores do SUS  e que técnicos e procuradores da pasta afirmaram, no anonimato, que a pasta se satisfaz com relatórios que ninguém lê, ou verifica a veracidade.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Brasil Passa a Integrar Grupo de Países com Baixa Prevalência de Cáries

O resultado do Projeto SB Brasil 2010 colocou o Brasil entre o grupo de países que possui baixa prevalência de cáries, ou seja CPO aos 12 anos de idade variando entre  2,6 a 1,2. O CPO encontrado aos 12 anos de idade foi de 2,1, enquanto  na pesquisa anterior de 2003 o valor encontrado foi 2,8. O dado demonstra queda de 25% na prevalência da doença nesta faixa etária, utilizada pela OMS como referência na avaliação da doença.
Agora na América do Sul, o Brasil só perde para o Chile que possui CPO 1,9. Os dados da pesquisa mostram que 44% das crianças nesta faixa etária  não possuem cáries. Houve melhora em todas as regiões do país com exceção da região norte que apresentou incremento no índice. A pesquisa aponta ainda que 7 milhões de idosos necessitam de prótese total ou parcial. Em relação aos dentes decíduos, houve redução de 17% na prevalência da doença, contudo 80% dos dentes decíduos não receberam tratamento.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Resolução da Anvisa sobre Antibióticos Gera Confusão na Escolha do Receituário

O texto da Resolução da Anvisa que trata sobre a retenção de receitas de antibióticos gerou confusão entre os profissionais de saúde na escolha do tipo de receita a ser utilizada. O Conselho Federal de Medicina solicitou esclarecimentos da Anvisa, que informou não ser necessária a utilização de receituário especial de medicamentos controlados, de acordo com a Anvisa basta a receita comum fornecida em duas vias ao paciente. A Anvisa disponibilizou em seu endereço eletrônico perguntas e respostas que facilitam o entendimento das novas regras.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Retenção de Receita de Antibiótico Já Está Valendo

Farmácias de todo o país já estão obrigadas a reter a receita na venda de antibióticos. O objetivo é diminuir a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos que causam danos a saúde dos pacientes e aumentam a resistência dos microrganismos. Com a resolução da Anvisa, as vendas se antibióticos pela Internet e pelo telefone terão queda substancial e serão praticamente inviabilizadas num primeiro momento, devendo os antibióticos serem comprados apenas nos balcões das farmácias.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Brasil é o 13° na Produção Científica Mundial

O relatório da Unesco sobre ciência colocou o Brasil como o 13° país que mais produz artigos científicos. O relatório demonstra um bom crescimento na produção científica, tendo o país registrado em 2000 a publicação de 10.521 artigos científicos, já em 2008 este número saltou para 26.482 artigos. Apesar do substancial crescimento, o relatório traz algumas críticas ao país como a concentração dos trabalhos no eixo Rio, São Paulo, Minas Gerais; o baixo registro de patentes demonstrando que apesar do país ter produção científica ainda é pouco capaz de transformar efetivamente estas descobertas em produtos e inovações que possam ser utilizados pela sociedade; a concentração dos pesquisadores em universidades e não em centros de pesquisa e o baixo incentivo aos pesquisadores, fazendo com que muitos deles ao receberem ofertas agradáveis saiam dos país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Odontoprev Lidera Mercado de Planos Odontológicos no Brasil

A Odontoprev possui 4.525 milhões de clientes em seus planos odontológicos e é a maior empresa do setor no país. De acordo com a coluna Negócios & Cia do jornal O Globo, a Odontoprev teria registrado  crescimento de 72,6% em seus usuários no último trimestre, alcançando receitas 76% superiores ao mesmo período do ano passado.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Imbra Pede Falência com Dívida de R$220 Milhões

Maior clínica odontológica do Brasil com 26 unidades em 11 estados e forte presença na mídia, a Imbra entrou com pedido de autofalência no dia 06 de outubro no Fórum Central da cidade de São Paulo, sob a alegação de que não pode pagar suas dívidas que chegam a R$220 milhões. Além do problema da dívida, a empresa também deve enfrentar ações de vários de seus milhares de clientes, já que muitos pacientes  efetuaram o pagamento de parte, ou de todo seu tratamento, financiado por instituições financeiras e não tiveram seus tratamentos concluídos. 
A empresa já vinha enfrentando dificuldades a algum tempo e vários pacientes vinham relatando dificuldades no atendimento e na finalização de seus tratamentos. Outro assunto não menos delicado, é a situação dos direitos trabalhistas dos profissionais da Odontologia que perderam seus empregos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Demonstra que Bebidas Isotônicas Provocam Erosão Dental

Pesquisa em laboratório realizada em conjunto pelas Universidades Federal e Estadual da Paraíba, comparando os efeitos do consumo frequente de isotônicos com o de água destilada demonstrou que os isotônicos promovem erosão nos dentes. De a acordo com os pesquisadores, como os isotônicos são bebidas de reposição e são ingeridos várias vezes durante a prática esportiva, mantém o pH ácido na boca por um período prolongado de tempo, levando  a médio prazo ao aparecimento de sintomas como a hipersensibilidade dentária. O pH encontrado nos isotônicos avaliados variava de 2 a 2,90, sendo tão ou mais ácidos que a maioria dos refrigerantes. Outro alerta da pesquisa é que a presença de açúcares em alguns dos produtos analisados, pode também elevar o risco de cáries.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Informe da OMS Elogia Saúde Pública Brasileira

Informe divulgado pela OMS no dia 08/09/2010, faz elogios aos avanços conseguidos na saúde publica do Brasil. O documento ressalva que o problema brasileiro é na área de financiamento, destacando que a grande maioria dos municípios aplica os 15% do orçamento na saúde enquanto que mais da metade dos estados não alcança os 12% regulamentados.
O documento da OMS traz elogios a redução da mortalidade infantil que era de 46 óbitos por mil nascidos vivos em 1990 e passou para 18 óbitos para mil nascidos vivos em 2008. Também tiveram destaque a Estratégia de Saúde da Família com mais de 30 mil equipes atendendo 97 milhões de pessoas, o Farmácia Popular, o Brasil Sorridente e o Programa Nacional de Imunizações destacando a vacinação em massa contra o H1N1.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


PNAD Mostra Crescimento de Apenas 7% no Acesso a Serviços Odontológicos no Brasil

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita anualmente, demonstra que o crescimento no acesso a serviços odontológicos foi de apenas 7% no período 1998/2008. O critério usado na pesquisa é quando foi a última visita ao dentista, sendo utilizado como indicador o percentual de pessoas que foi ao dentista nos últimos 12 meses. Dados na pesquisa publicados na revista Radis(Fiocruz), demonstram acentuadas desigualdades entre as regiões do país e quando o critério é a renda as desigualdades são ainda maiores, especialmente entre os idosos. Apesar dos dados pouco animadores após tantos investimentos feitos nestes dez anos, a pesquisa aponta para um aumento no acesso em especial entre os mais pobres.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Superbactéria, Resistente a Quase Todos os Antibióticos É a Nova Preocupação das Autoridades de Saúde em Todo o Mundo

Bactérias que sofreram mutação e passaram a contar com um gen enzimático chamado de metálo - lactase -1  de Nova Delhi (NDM-1) tornam - se resistentes a quase todos os antibióticos disponíveis e chamam a atenção de autoridades de saúde em todo o mundo pelo risco de propagação deste microrganismos pelo planeta. Artigo publicado pela revista Lancet, descreve vários casos de cidadãos britânicos que contraíram infecções por estas bactérias ao se submeter a tratamentos médicos no sul da Ásia. As bactérias Escherichia coli e Kleibsiella pneumoniae foram aquelas identificadas como portadoras da mutação. Autoridades medicas européias correm contra o tempo para identificar pacientes que fizeram turismo médico em países do sul da Ásia e recentemente retornaram aos seus países. Um cidadão belga, vítima de acidente automobilístico no Paquistão, se tornou a primeira vítima fatal européia após retorno ao seu país e internação em um hospital em Bruxelas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Em Dez Anos Brasil Teve Aumento de até 5.375% nos Casos de Hepatite

De 1999 a 2009, o aumento do número de casos de de Hepatites A, B e C fez o Ministério da Saúde anunciar que vai aumentar a oferta de vacina contra a hepatite B em 163% no próximo ano. Os dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos de hepatite A, no período citado, sofreram incremento de 1.000%, os caso de hepatite B tiveram incremento no mesmo período de 3.000%, já em relação à hepatite C, o incremento foi o maior de todos, 5.375%.
Dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde apontam queda no uso de preservativos em todas as faixas etárias, o que é apontado como uma das causas do violento incremento
no número de casos da doença.
Neste período de dez anos, a hepatite provocou 20.073 mortes no Brasil.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa quer Tornar Obrigatório, em Estabelecimentos de Saúde, o Uso de Preparações Alcoólicas

A Anvisa, seguido padrões da OMS, quer tornar obrigatório em estabelecimentos de saúde, o uso de preparações alcoólicas. O uso de álcool a 70% seja em em gel ou em solução, é capaz de reduzir muito a carga bacteriana e com isso reduzir em 70% o risco de infecções cruzadas. A medida foi posta em consulta pública pela agência pelo período de 60 dias. Após este período de análise das sugestões feitas, deverá ser publicada um portaria específica da agência tornando o uso das preparações alcoólicas obrigatório nos serviços de saúde, públicos e privados.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa - Excesso de Açúcar e Riscos à Saúde Deverão Ser Informados no Rótulo dos Produtos

A Anvisa, baixou uma nova resolução que esteve submetida à consulta pública desde de 2006. Pela nova resolução as empresas deverão estampar no rótulo dos produtos com destaque as altas taxa de açúcar nos alimentos e o baixo teor nutricional de bebidas. As empresas terão até 06 meses para se adequar a resolução, devendo também estampar em seus produtos que o consumo em excesso pode provocar cárie, diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Um dos quatro alertas escolhidos pela Anvisa seria:
 " O produto "X" contém muito açúcar, e se consumido em grande quantidade aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária".
A Associação Brasileira  de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) deverão recorrer à justiça por considerar a medida inconstitucional, acusando a Anvisa de extrapolar as suas atribuições. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa do Ministério da Saúde Demonstra que 10% dos Homossexuais Masculinos São Portadores do HIV

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em dez capitais brasileiras, com 3.610 homens, apontou que apesar do crescimento da doença entre os heterossexuais, o risco maior de transmissão da doença está entre os homossexuais masculinos. A pesquisa demonstrou que entre homossexuais masculinos com mais de 18 anos, 10,5% são portadores do HIV. De acordo com o trabalho, a causa do índice tão alto é o maior número de parceiros eventuais, 9,8 por ano e a falta de uso do preservativo. Os dados mostraram que 79% dos homossexuais masculinos afirmaram que mantiveram relações casuais, sendo que nestes casos apenas na metade houve sexo seguro, com preservativo. O resultado da pesquisa chama atenção em especial para as relações ocasionais, uma vez que pesquisa anterior do Ministério da Saúde, feita em 2008, já havia demonstrado que entre homens heterossexuais, o uso do preservativo em relações ocasionais também acontece somente na metade do casos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Estudo Associa Uso de Anti - Inflamatórios com Surdez

O uso de anti - inflamatórios não esteroidais foi associado em estudo publicado pelo American Juornal of Medicine com o aumento do risco de perda da audição. O estudo apontou para aumento do risco de surdez, sobretudo em homens com menos de 60 anos. De acordo com alguns dados do trabalho, o uso regular de aspirina aumentaria  o risco de surdez em 33% nos homens com menos de 59 anos; já em relação ao paracetamol, o uso regular em homens com 50 anos aumentaria em 99% o risco de surdez.
O estudo foi realizado em 26 homens observados bianualmente durante 18 anos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Agência Nacional de Saúde Obriga Planos Odontológicos a Ampliar a Cobertura com 16 Procedimentos

A Agência Nacional de Saúde(ANS), determinou a ampliação dos planos odontológicos em 16 procedimentos, que devem obrigatoriamente estar cobertos pelos planos. Nos planos de cobertura médica a ANS promoveu ampliação em várias áreas e também ampliou o número de consultas mínimas em várias especialidades. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo afirmou em nota, que a ampliação da cobertura vai aumentar os custos das operadoras. Seguem abaixo os 16 itens tornados obrigatórios pela ANS para os planos odontológicos : 1. Consultas de adaptação e condicionamento (até 3 por ano); 
2. Coroa provisória com ou sem pino; 3. Exérese de pequenos cistos da maxila/mandíbula; 4. Rx panorâmico como auxílio pré e pós cirúrgico; 5. Punção aspirativa com agulha fina/coleta de raspado de lesões em região Buco Maxilo Facial; 6. Coroas de acetato ou de policarbonato; 7. Coroas de cerômero unitário em dentes permanentes anteriores; 8. Coroa Total metálica em dentes posteriores; 9. Núcleo metálico fundido; 10. Restauração metálica fundida, para dentes posteriores com 3 ou mais faces comprometidas; 11. Redução de luxação de ATM; 12. Teste de fluxo salivar; 13. Tratamento de fístulas buco sinusais e buco nasais; 14. Tratamento de tumores benignos e hiperplasia osséas/ cartilaginosas na mandíbula/maxila; 15. Tratamento de tumores benignos e hiperplasia de tecidos moles mandíbula/maxila; 16. Tratamento cirúrgico de tumores benígnos odontogênicos sem reconstrução.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Vacina Contra H1N1 Pode Produzir Resultado Falso Positivo para o HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, divulgou nota informando que pessoas que tomaram a vacina contra o vírus da gripe A H1N1 podem apresentar resultados falso positivos em testes enzimáticos para diagnóstico do HIV. De acordo com a Anvisa, pessoas que tomaram a vacina poderão apresentar resultados falso positivos para o HIV em testes de Elisa por um período de até 122 dias após a vacinação.
A nota da agência, informa ainda que poderão ser detectados resultados falso positivos para o HIV 1, Hepatite C e especialmente o HTLV I, devido a alta produção de IgM em resposta a vacina, que enganaria o teste de Elisa.
O ministro da saúde, José Gomes Temporão, disse em entrevista que não há motivo para pânico e falando em relação ao HIV, afirmou que os casos em que o problema ocorre são raros e a contra prova com testes como o Wester Blot é sempre feita e esclareceria sobre a positividade ou não em relação à doença. A Anvisa  informou na nota, que o problema já havia sido detectado desde março.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Prefeitura de Porto Alegre/RS, 60 vagas para Cirurgião - Dentista

A Prefeitura de Porto Alegre/RS criou o Departamento do Programa Saúde da Família e realizará seleções para o preenchimento de vagas anteriormente ocupadas por funcionários temporários, que passarão a ser ocupadas por funcionários do quadro da Prefeitura. Foi aprovada a criação de 60 vagas de cirurgião - dentista com salário de R$4.200,00 e carga horária de 40 horas semanais. O primeiro concurso a ser realizado será para o cargo de agente de saúde. Após esta seleção, será realizada nova seleção que incluirá as 60 vagas para cirurgião-dentista. A seleção para agente de saúde será iniciada em breve. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Polícia Civil do Rio, Vagas para Perito Legista Podem Ser Ampliadas

O concurso para perito legista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, apesar de autorizado ainda não teve seu edital liberado. O motivo, de acordo com o chefe de Polícia Civil do Rio, Allan Turnovski, é que a corporação está pleiteando junto ao governo o aumento das 50 vagas autorizadas para perito legista, que incluem médicos, cirurgiões dentistas e farmacêuticos, para o quantitativo de 90 vagas. De acordo com o chefe de polícia, não há ainda definição sobre a ampliação das vagas, mas os editais deste e de outros concursos da corporação sairão em breve.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Saúde Bucal em Números: Centros de Especialidades Odontológicas Alcançam 832 Unidades, Equipes no PSF Chegam a 18.982, Veja mais...

O Ministério da Saúde divulgou dados atualizados sobre suas ações na área de saúde bucal. De acordo com o ministério o número de unidades funcionando como CEOs, Centros de Especialidades Odontológicas, chega a 832 em todo o país e permitiu crescimento de 250% no número de procedimentos especializados no período entre 2003 e 2008. O número de CEOs em operação hoje é oito vezes maior que no ano de 2004, tendo sido liberados recentemente R$3,6 milhões para o custeio destas unidades. 
Em relação ao PSF os números do ministério demonstram que há no país 18.982 equipes em atuação gerando cobertura de 69,1% da população em 4.717 municípios.
De acordo com dados do ministério, o Programa Brasil Sorridente já impediu a perda de cerca de 400 mil dentes desde a sua implantação.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Governo Brasileiro Vai Montar no Haiti Dez Unidades de Pronto Atendimento com Serviço Odontológico

O governo brasileiro anunciou, como parte do plano de auxílio e reestruturação do Haiti a construção de dez unidades de pronto atendimentos(UPA) naquele país. As unidades serão enviadas em módulos e montadas por brasileiros. Cada UPA poderá atender até 450 pessoas por dia e terá além de atendimento médico, serviço de odontologia. O governo estima que serão gastos cerca de R$60 milhões para pagar os profissionais de saúde que atuarão nas UPAs.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Vacinação Contra a Gripe Suína Deve Começar em Março. Governo Já Tem 83 Milhões de Doses

O ministério da saúde deve iniciar em março a vacinação contra a gripe suína com pelo menos 83 milhões de doses da vacina, 40 milhões de doses já adquiridas do laboratório Glaxo Smith Kline e o restante contratado do Instituto Butantan e da OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde. 
A vacinação deverá focar inicialmente os grupos com maior risco, como as grávidas, os pacientes com doenças crônicas pre-existentes, crianças pequenas e os profissionais de saúde envolvidos. O custo total de todo o processo de vacinação é de cerca de um bilhão de reais.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Libera R$225,4 Milhões para Construir 880 Unidades Básicas de Saúde em 779 Municípios do País

O ministro da saúde José Gomes Temporão anunciou a liberação de R$225,4 milhões para construção de 880 Unidades Básicas de Saúde(UBS) em todos os estados do país e no distrito federal. De acordo com o ministro, as unidades terão consultórios médicos e odontológicos e funcionarão dentro da estratégia do programa saúde da família e significarão um avanço na melhoria da atenção básica de saúde no Brasil.
Já estão liberadas as verbas para a construção de unidades em 779 municípios. Em breve deverão ser anunciadas verbas que incluirão outros 200 municípios.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Mudanças Climáticas Podem Ampliar Área de Atuação de Doenças

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC, alertou que o aumento da temperatura média pode ampliar a área de atuação de uma série de doenças tropicais. Os cientistas também expressaram preocupação em relação à leptospirose e aos problemas de insegurança alimentar, decorrentes de fenômenos extremos relacionados ao clima.
Para se ter uma idéia do problema, somente em relação à dengue que hoje coloca em risco 2,5 blihões de habitantes do planeta, poderá haver um aumento de cerca de 30%, passando a doença a colocar em risco 3,5 bilhões de pessoas em vários países do mundo. A doença já vem se espalhando há algum tempo, nas Américas, por exemplo, somente Canadá e Chile ainda não tem casos registrados. Nos países já atingidos pela doença, a previsão é de intensificação dos casos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Brasil Tem 220 Mil Dentistas, Um Terço Está no Serviço Público

A pesquisa Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro, realizada pelo Ministério da Saúde e pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, será divulgada em janeiro de 2010. 
De acordo com algumas informações já divulgadas, a presença dos cirurgiões-dentistas no serviço público está em expansão e 70.000 profissionais já estão cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, demonstrando que atuam no serviço público.
A pesquisa demonstra que o país possui 197 faculdades de Odontologia e 220 mil profissionais graduados, significando que a relação profissional paciente no Brasil, é de um cirurgião-dentista para cada 838 habi-tantes. Cerca de 75% dos profissionais estão nos nove estados das regiões sul e sudeste, ficando as demais 20 unidades federativas com os 25% restantes. Quanto a renda, 60% dos profissionais ganham de 4 a 5 mil reais por mês. Os estados do norte, são os que apresentaram renda profissional mais elevada. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OdontoConcursos Não Está no Site de Relacionamentos Twitter !!

Informamos a todos os nossos usuários que não estamos participando do site de relacionamentos Twitter.
A página existente no Twitter nada tem a ver com o OdontoConcursos e exibe nosso nome sem a nossa autorização. O OdontoConcursos não possui qualquer relação com pessoas ou cursos que utilizam nosso nome de má fé para atrair seguidores.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Centro Europeu de Prevenção de Doenças Alerta para a Resistência aos Antibióticos

Durante encontro de especialistas de 32 países em Estocolmo o ECDC, Centro Europeu de Controle de Doenças, alertou para o avanço de bactérias praticamente invencíveis no sul e no leste europeu. A razão é o uso excessivo dos antibióticos. As bactérias resistentes provocam cerca de 25 mil mortes por ano no continente europeu. Estima-se que o número de mortes nos EUA seja bem superior ao encontrado na europa, não havendo dados disponíveis em relação aos países do terceiro mundo. Caso não haja uma mudança rápida no modo como os antibióticos estão sendo utilizados, a eficácia de tratamentos e procedimentos cirúrgicos estará em breve comprometida.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Atletas Terão Tratamento Dentário Custeado pelos Clubes

O texto do Projeto de Lei 5.391/05 aprovado na Câmara dos Deputados em Brasília, obriga clubes e entidades esportivas a custear o tratamento dentário de atletas que venham a sofrer traumatismos durante atividades de treino, ou jogo e inclui tanto atletas profissionais como amadores. Originalmente, o projeto previa a presença do cirurgião-dentista nos eventos esportivos. O projeto lei está agora sendo avaliado pelo senado.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa Suspende Propaganda de Autoclaves e Estufas sem Registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão em todo o país da veiculação de propaganda de alguns dos produtos produzidos pela Brasdonto Indústria Metalúrgica, que não possuem registro na agência. Os equipamentos são os autoclaves BRClave 12, 18 e 21 L CR e SR, BRClave 4 e 7 L CRE e as estufas 200, ST 200, 0, 1, 2 , 3, 4 e 5.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


OMS, Portadoras do HIV Lideram Mortes Entre Mulheres de 15 a 49 Anos

O relatório da OMS, Women and Health: Today's Evidence, Tomorrow Agenda,  põe em evidência que o maior percentual de mortes encontrado no mundo entre mulheres de 15 a 49 anos, está entre aquelas portadoras do vírus HIV. O relatório demonstra a expansão da doença entre as mulheres, especialmente no sul do continente africano e chama atenção para a vulnerabilidade social das mulheres e para a desigualdade de gênero, ainda dominante e expressiva em vários países do mundo. O estudo aponta que mulheres viciadas e prostitutas estão entre o grupo mais vulnerável  à infecção pela doença.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Google Wave Quer Ser o Substituto do Email

Várias empresas em todo o mundo, questionam o modo como o email tem sido utilizado. A enxurrada diária de emails e a pouca resolutividade proporcionada pelo email, tem significado uma enorme perda de tempo e de produtividade, gerando prejuízos para empresas das mais diversas áreas.
Já de olho neste mercado, o Google lançou em caráter experimental o Google Wave, ferramenta que mistura ao velho email uma série de aplicativos como wiki, mensagens instantâneas, redes sociais, blips com aúdio e vídeo ...
Para usar o sistema, ainda em fase de implementação, é necessário um convite; cem mil convites já foram distribuídos pela web.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Recém Formados Podem Ser Obrigados a Prestar Serviço Voluntário

Tramita na Câmara dos Deputados a Medida SUG 120/2008, que pode em breve ser transformada em projeto - lei e levada plenário para votação. A medida, propõe que os formandos em Medicina e Odontologia, oriundos de instituições públicas, sejam obrigados a prestar serviço voluntário em comunidades carentes. O serviço seria prestado pelo período de um ano, em meio expediente.
Há ainda, a previsão de multa aos que se recusarem a participar. Não há qualquer referência à bolsa, ou ajuda de custo.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Residências em Odontologia, Proposta de Revisão É Concluída

O Conselho Federal de Odontologia e a ABENO, Associação Brasileira de Ensino Odontológco, concluíram após uma ano a proposta de revisão da base legal da Odontologia nas residências. As duas instituições receberam esta incumbência dos ministérios da educação e da saúde com o objetivo de normatizar as residências em todas as especialidades odontológicas. Atualmente, apenas a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial possui normatização. 

Veja também o editorial, Será Agora Vai?

(fonte das informações - Jornal do CFO)

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde e GlaxoSmithkline Firmam Acordo para a Produção de Vacinas

O Ministério da Saúde e e o laboratório Glaxosmithkline, fecharam um acordo com validade de 10 anos, para a produção de vacinas contra a dengue, malária e febre amarela. Pelo acordo, será construído na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, um Centro de Pesquisas que terá como primeiro objetivo, a produção de uma vacina contra a dengue.
Cada parte custeará a metade do valor acordado, 70 milhões de euros, ou 183 milhões de reais, e as patentes dos medicamentos que forem produzidos também serão divididas igualmente entre o Brasil e a multinacional inglesa.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Brasil Tem o maior Número de Mortes por Gripe Suína no Mundo

O Ministério da Saúde divulgou informe epidemiológico que aponta 557 mortes contabilizadas no Brasil tendo como causa oficial, a gripe suína. O crescente número de casos de morte da doença vinha sendo divulgado pela imprensa, mostrando dados muito maiores que os informados pelo Ministério da Saúde, neste último informe,  o ministério divulgou dados mostrando que o Brasil lidera as mortes pela doença com 557 casos, seguido pelos EUA com 522 casos e Argentina com 439 casos de morte oficialmente contabilizados.
Especialistas comentam, que a falta de estrutura da saúde pública no Brasil coloca a população a mercê de epidemias, com o as de dengue que ceifaram milhares de vidas em vários estados brasileiros; e colocam mais uma vez a necessidade urgente de se repensar o SUS, lhe dando mais agilidade e eficiência.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Gripe Suína Avança e Brasil é o Terceiro em Número de Mortes

O Ministério da Saúde divulgou boletim epidemiológico que já contabiliza 192 mortes por gripe suína no Brasil. No mundo, houve de acordo com a OMS 1.882 mortes, o que já coloca o Brasil com mais de 10% dos mortos pela doença.
Os EUA tem o maior número de mortos 436, seguidos na ordem pela Argentina com 338, Brasil com 192 e México com 162. Se for avaliada a taxa de mortalidade, ao invés do número absoluto de óbitos o Brasil ocupa a 14ª posição com 0,09 mortes para cada 100 mil habitantes, a Argentina fica em primeiro lugar com 0.83 mortes para cada 100 mil habitantes.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Novos Concursos no Rio de Janeiro

Novos concursos devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro nos próximos meses. O primeiro será o do Hospital Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, que oferece 04 vagas para Cirurgia Buco Maxilo Facial em regime de contratação temporária, valendo os contratos pelo período de 01 ano. 
Uma boa novidade é o concurso do Corpo de Bombeiros do Estado, que ao que tudo indica, realizará em breve concurso com vagas para oficiais dentistas, que tem possibilidade de crescimento na carreira militar e oferece um salário melhor que o pago pela maioria das prefeituras.
Outro concurso que deve ocorrer até o final do ano é o da Polícia Civil, na área pericial, que oferece curso de formação específico para os aprovados e atende a uma demanda por maior necessidade de serviço.
Algumas prefeituras do estado tem anunciado novos concursos, mas tem não relacionado as vagas que serão disponibilizadas nos concursos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Projeto Lei que Propõe Salário Mínimo de R$7.000,00 para Médicos e Dentistas é Aprovado na CTSASP da Câmara dos Deputados

O Projeto Lei 3.734/08 que propõe o valor de R$7.000.00 para o salário mínimo de médicos e dentistas foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados em Brasília/DF. Para que o projeto vire lei, falta ainda a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, para onde o projeto segue agora, devendo em seguida ser levado para votação na plenário da Câmara dos Deputados.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Modificações em Uma das Boas Notícias

A Portaria 302 no Ministério da Saúde, divulgada na matéria anterior como uma excelente notícia para a o mercado de trabalho em Odontologia, já que permitiria incorporar Equipes de Saúde Bucal às equipes de Agentes Comunitários de Saúde e com isso promover um aumento fantástico de empregos, foi republicada em 30/04/2009. Seguem as alterações na Portaria 302 publicadas no Diário Oficial da União :

1º Mantêm-se como requisitos necessários para a incorporação dos profissionais de saúde bucal nas Equipes de Agentes Comunitários de Saúde - EACS os definidos para a incorporação desses profissionais nas equipes de saúde da família, conforme o Capítulo II, item 3, do Anexo da Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, à exceção que os profissionais de saúde bucal poderão estar vinculados somente a uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde. 2º Fica vetado a implantação de equipes novas de Saúde Bucal vinculadas somente a equipes de Agentes Comunitários de Saúde sem que tenham sido previamente vinculadas a uma equipe de Saúde da Família.Art. 2º Definir que os valores dos incentivos financeiros para as Equipes de Saúde Bucal-ESB vinculadas a EACS sejam transferidos conforme modalidade de implantação da ESB e valores vigentes a cada mês, tendo como base o número de equipes de ACS com profissionais de saúde bucal cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES, na competência anterior ao da competência financeira. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação com efeitos financeiros a partir da competência CNES de maio de 2009.

(*) Republicada por ter saído no DOU nº 34 de 18-2-2009, Seção 1, pág. 37, com incorreção do original.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Três Boas Notícias para o Mercado de Trabalho em Odontologia

As leis e portarias aprovadas nos últimos meses pelo governo federal, criaram a possibilidade de gerar milhares de vagas para os profissionais da Odontologia. Além disto a lei 11.889/2008 trouxe a regulamentação das profissões de Técnico e Auxiliar de Saúde Bucal, batalha antiga da categoria. 
Em relação a criação de novas vagas, ou de milhares de novas vagas, a mais importante é sem dúvida a Portaria 302 do Ministério da Saúde que estabelece que os profissionais de Saúde Bucal poderão ser incorporados às Equipes de Agentes Comunitários de Saúde. Anteriormente, as equipes de saúde bucal não poderiam ser numericamente superiores às equipes médicas, agora estão livres desta vinculação. 
O número de equipes médicas no PSF é de cerca de 27 mil, já o número de equipes de Agentes Comunitários gira em torno de 55 mil, terreno que agora poderá ser percorrido pela categoria. 
A desvinculação do número de equipes de saúde bucal no PSF do número das equipes médicas pode gerar nos próximos anos cerca de 20 a 30 mil vagas para os profissionais da Odontologia.
A outra grande notícia divulgada pelo Jornal do CFO é a Lei 11.907 de 02/02/2009 que reestrutura carreiras no serviço público federal e incluí o Cirurgião - Dentista nas perícias executadas pelo serviço público federal, o que sem dúvida trará uma grande quantidade de novas vagas, incluindo aí as perícias realizadas pelo INSS.

(
informações Jornal do CFO n° 88)

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Faculdade de Odontologia de Harvard Fecha com Suspeita de Caso de Gripe Suína

A Universidade de Harvard, uma das mais bem conceituadas e ricas universidades dos EUA, localizada em Boston, fechou sua faculdade de Odontologia após um de seus alunos, que chegou recentemente do México, apresentar sintomas da gripe suína, ou como tem sido mais recentemente chamada gripe provocada pelo vírus A (H1N1). O representante médico da universidade de Harvard disse que a medida é preventiva e que todos os cuidados estão sendo tomados, mas admitiu que o aluno teve contato com muitas pessoas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Crise Econômica Faz Crescer Consumo de Doces e Guloseimas nos EUA

Pelo menos um dos setores da economia americana não tem apresentado dados negativos e sim crescimento de vendas, que chegam até 300% em alguns estados do país. Distribuidores de doces, chocolates, balas e guloseimas em geral tem enfrentado dificuldades não para manter seus negócios, mas para atender os pedidos e manter seus estoques, devido ao forte crescimento da demanda.
A notícia coloca em pauta principalmente o caráter comportamental e econômico da doença cárie, mostrando que em determinadas situações há maior consumo de açúcar. Este incremento no consumo acaba sendo ainda mais expressivo, por ser o açúcar um alimento fartamente disponível e de baixo custo.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Campanha da Coca-Cola na Austrália Diz que o Refrigerante Não Provoca Cáries

A Coca-Cola veiculou no final do ano passado na Austrália, uma série de anúncios publicitários com o tema "Campanha da Maternidade e Caça Mitos" estrelada por uma famosa atriz australiana. A campanha dizia não ser verdade que o refrigerante provoca cáries, obesidade e que possui cafeína. 
Acionada pelo Comitê de Defesa do Consumidor, a fabricante terá que se retratar veiculando novos anúncios desmentindo os anteriores.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Inicia Distribuição de 40,6 Milhões de Kits de Saúde Bucal

O Ministério da Saúde anunciou o início da distribuição de 17,6 milhões de kits, relativos a primeira parcela dos 40,6 milhões de kits de saúde bucal, compostos de escova e pasta de dente. Os 40,6 milhões de kits serão distribuídos durante todo o ano de 2009, sendo 32,4 milhões para as equipes de saúde bucal(ESB) do PSF e os 8,2 milhões restantes para escolas que possuem baixo índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) em vários estados brasileiros.
O Brasil possui 17.641 equipes de saúde bucal no PSF, dando cobertura a 85.297.940 habitantes. A região com maior cobertura é o nordeste com 72,1% e a de menor cobertura é a sudeste com 27,4% da população coberta.

( informações - portal saúde)

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Tuberculose Ainda Provoca 2 Milhões Mortes por Ano. Indicadores da Doença Podem Piorar com a Crise Econômica

A tuberculose registra todos os anos no mundo 9 milhões de novos casos, levando ao êxito letal cerca de 2 milhões de doentes. A doença muito relacionada à pobreza pode ter seus indicadores aumentados com a crise econômica, sobretudo em países da áfrica. Além da falta de recursos para financiar o tratamento da doença, também faltam recursos para pesquisas, que atualmente são financiadas quase que exclusivamente por recursos advindos da  Fundação Bill e Melinda Gates.
De acordo com especialistas reunidos no III Fórum Stop TB, realizado no Rio de Janeiro, há 40 anos não é desenvolvida uma nova droga, ou vacina contra a doença. O tratamento ainda é muito demorado, de pelo menos 6 meses, o que propicia o abandono do tratamento, principalmente daqueles pacientes em dificuldades econômicas, vítimas comuns da doença em todo o mundo.
O Brasil conseguiu avanços significativos nos últimos sete anos, reduzindo a incidência em 24,4% e a mortalidade da doença em 31%. O Ministério da Saúde do Brasil, após acordo com um fabricante indiano, deverá lançar em breve um comprimido de dose fixa, chamado de 4 em 1, reduzindo assim a necessidade de ingerir vários medicamentos ao longo do dia.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Baixo Investimento em Saúde no Brasil

De acordo com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Brasil investe apenas 3,6% do seu PIB em saúde, taxa considerada baixa frente a países como a Inglaterra com 8% e EUA com 17%. Do total de gastos com a saúde no Brasil quase 70% são feitos pelas famílias, ficando o governo com os cerca de 30% restantes.
O ministro falou recentemente sobre o subfinanciamento na saúde, e apontou a falta de regulamentação da Emenda 29 como uma das principais causas. É preciso definir o que é gasto em saúde, impedindo que governos em todas as esferas se utilizem de recursos da saúde para fins, que não deveriam ser considerados como da pauta da saúde. O subfinanciamento impede o aumento da cobertura de serviços, a melhoria da qualidade do atendimento e o pagamento de um salário digno aos profissionais de saúde.

(informações - portal saúde)

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


A Caravana da Saúde, Todos em Defesa do SUS

Foi lançada na Câmara dos Deputados em Brasília, a Caravana da Saúde promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), CONASS e CONASEMS. O objetivo é debater o subfinanciamento no SUS. Foi criado um fórum no endereço www.conselho.saude.gov.br, onde as pessoas podem participar
declarando - se a favor da regulamentação da Emenda 29 e dando apoio à proposta de inserir o SUS como patrimônio da humanidade, com o objetivo de garantir a manutenção do sistema.

(portal saude)

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa Proíbe Uso de Líquidos para Esterilizar Artigos Críticos

A Anvisa proibiu estabelecimentos de saúde que realizam procedimentos cirúrgicos e diagnósticos de utilizar líquidos com o objetivo de esterilizar artigos críticos. O objetivo principal da Resolução RDC 8 da Anvisa é reduzir infecções causadas por micobactérias, decorrentes de cirurgias laparoscópicas e lipoasiprações. 
A nova resolução já entrou em vigor e prevê multas em caso de descumprimento. A agência, registrou entre 2000 e 2008, 2.128 casos de infecções, sendo 80% dos casos em instituições privadas de saúde.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Identificado Gen que Controla a Produção de Esmalte

Pesquisa realizada na Universidade de Oregon nos EUA identificou o gen Ctip 2, que controla a produção de esmalte em ratos. Os pesquisadores Chrisa Kiossi e Mark Leid ao inativar o gen, produziram filhotes que nasciam com os dentes sem o esmalte. 
A pesquisa, foi publicada na Revista Proceedings of the National Academy of Sciences e a descoberta significa um primeiro no passo no caminho de propor novas alternativas restauradoras para o tratamento dentário. Novos trabalhos que virão nos próximos anos, poderão significar mudanças radicais na forma com que a Odontologia tem sido praticada.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Aids Cresce Mais de 300% Entre Brasileiras Com Mais de 50 Anos

A pesquisa Comportamento Sexual dos Brasileiros, realizada pelo Ministério da Saúde, traz um dado alarmante sobre o crescimento da doença entre mulheres com mais de 50 anos de idade. De acordo com a pesquisa, sete em cada dez mulheres nesta faixa etária, não usam preservativo em relações casuais
O preservativo é usado somente por 28% das mulheres, apesar de 55,3% das mulheres na faixa etária superior a 50 anos, terem se declarado sexualmente ativas.
Os dados levantados pela pesquisa vão orientar novas estratégias do Ministério da Saúde no combate à doença. Em 1996, o Ministério da Saúde registrou 3,7 casos da doença em 100 mil mulheres brasileiras com mais de 50 anos. Em 2006, o número de casos na faixa etária citada, saltou para 11,6 em 100 mil.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Nova Lei Permitirá aos Consórcios Oferecer Tratamentos de Saúde

A Lei 11.795 que entra em vigor em 06/02/2009 traz avanços muito significativos para os consorciados ampliando seus direitos e garantias. Pela nova lei, o consorciado que desistir ou ficar inadimplente continuará concorrendo até ser sorteado, quando poderá então receber o valor investido. Pelas regras anteriores ele teria de esperar o término do contrato, para ser ressarcido.
A grande novidade dos consórcios está na área de serviços, onde poderão ser oferecidos consórcios nas áreas de saúde, educação e turismo. As operadoras de consórcio já estão planejando consórcios para implantes dentários, cirurgias plásticas e cursos de especialização no exterior.  O consorciado poderá ser contemplado, por exemplo,  em um consórcio para implante dentário e escolher o profissional com quem deseja fazer o procedimento. 
Estes consórcios na área de serviços ainda não poderão ser oferecidos de imediato pelas operadoras, pois ainda não estão regulamentados pelo Banco Central.  De acordo com especialistas, os consórcios na área de serviços serão uma grande alternativa aos empréstimos, já que não cobram juros.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Primeiro Caso de Cura da Raiva Humana no Brasil

Após ficar 116 dias internado na UTI do Hospital Osvaldo Cruz em Recife/PE, o adolescente Marciano Menezes da Silva se tornou a primeira pessoa a alcançar a cura da raiva humana no Brasil. Mordido por um morcego o adolescente apresentou os sintomas de salivação excessiva e agitação 30 dias após a mordida. Os exames indicaram infecção na medula e no cérebro.
O tratamento implementado é baseado na experiência do médico americano Rodney Willoghby que foi o primeiro a tratar com sucesso um paciente com raiva humana. A adolescente tratada pelo médico americano ficou completamente curada. Willoghby percebeu queda do nível de uma substância no cérebro chamada biopterina e optou por administrar a droga na sua paciente obtendo sucesso. 
O jovem brasileiro está livre do vírus e se comunica com o pai através de sinais. Os médicos que acompanham o paciente dizem que ainda não podem avaliar se o paciente ficará com sequelas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Kiss-o-Meter, Medidor de Hálito Portátil. Inovação Simples, Barata e Bem Humorada Provoca Febre de Vendas nos EUA

Um dos campeões de vendas nos EUA desde o último natal, o medidor de hálito Kiss-o-Meter é um novo gadget que promete fazer sucesso em todo o mundo. O pequenino aparelho quando assoprado apresenta através de luzes vários resultados como: beije-me, talvez, arriscado, ou nunca. O Kiss-o-Meter é uma inovação que tem feito muito sucesso por lá. O baixo custo, a postura bem humorada e até debochada dos resultados podem explicar alguns dos motivos do sucesso. O aparelho pode ser adquirido por U$30,00 no site americano urban outfitters.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Imprensa Divulga Informações Sobre Exercício Ilegal da Odontologia em Estados Brasileiros

Reportagens do programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostraram vários exemplos do exercício ilegal da Odontologia nos estados do Pará e Maranhão. Falta de informação da população sobretudo em regiões localizadas no interior, insalubridade, dificuldades na fiscalização, iatrogenias e morte fazem parte do quadro exposto pelas reportagens. No Pará, estado que já teve outras reportagens da Globo denunciando o exercício ilegal da profissão, a última reportagem mostra a entrevista de um pai cujo filho morreu após uma extração dentária.  

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Síndrome do Pensamento Acelerado Doença Cada Vez Mais Presente

A Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA) é uma doença estritamente relacionada com o modo atual de vida, onde o indivíduo é bombardeado por uma quantidade enorme de informações e estímulos que são processados pelo cérebro. De acordo com Augusto Cury, descobridor da Síndrome, todas estas informações e estímulos geram um desgaste intelectual intenso e acabam por roubar energia do córtex cerebral. Para se ter uma breve idéia do problema basta saber que a quantidade de informações geradas pelo homem dobrava de dois em dois séculos, atualmente dobra a cada cinco anos.
Os sintomas da SPA, de acordo com A. Cury citados no livro o Código da Inteligência, são: 
Esquecimento, déficit de concentração, irritabilidade, flutuação emocional, inquietação, fadiga excessiva, cansaço ao despertar devido a sono não reparador, intolerância a contrariedades e sintomas psicossomáticos como dores de cabeça, gastrite, dores musculares e queda de cabelo.
As causas da doença citadas pelo autor são o excesso de informações e de estímulos advindos de televisões, computadores e videogames; o excesso de atividades e de compromissos e a obsessão pelo sucesso a qualquer custo incluindo a competição predatória nos ambientes de trabalho. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Sugere que Dieta da Proteína Reduz a Capacidade de Memorização

Pesquisa divulgada no final do ano passado pela Universidade de Tufts nos EUA, sugere que indivíduos submetidos a dieta da proteína, que implica basicamente no corte drástico no consumo de carboidratos ,tem capacidade de memorização reduzida já a partir da primeira semana da dieta.
O trabalho de pesquisa se baseou na comparação de testes de memorização entre indivíduos que estavam utilizando a dieta da proteína e indivíduos que também estavam em dieta, mas sem redução drástica dos  carboidratos. A comparação entre os testes a que os dois grupos foram submetidos demonstrou que o grupo da dieta da proteína apresentou tempo de reação às respostas mais elevado e também piores resultados na memória espacial e visual. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Programa UPA 24 Horas Deve Gerar Centenas de Vagas para Dentistas em Todo o País

O Programa UPA 24 horas do Ministério da Saúde receberá R$193 milhões para a construção em 2009 de 126 unidades de pronto atendimento, distribuídas por todo o país. As unidades contam com pediatria, clínica médica, odontologia e ortopedia. Além disso as unidades também contam com pequenos leitos, Rx, laboratório, sala de gesso, de nebulização, de medicação e de sutura. A resolutividade das unidades é superior a 99% e os pacientes podem ser observados por até 48 horas, somente os casos mais graves é que são removidos para os hospitais.
As unidades serão construídas em regiões metropolitanas com pelo menos 50.000 habitantes e que já possuam o SAMU implantado. De acordo com o programa, as unidade terão três tipos de portes diferentes e a meta do governo federal é chegar ao final de 2010 com 500 unidades implantadas em todos o país.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


O Acordo Ortográfico e os Concursos Públicos

O ano novo chega com a entrada em vigor do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que visa uniformizar, ou diminuir as diferenças entre os oito membros da Comunidade de Países de Língua PortuguesaPelo novo acordo 0,5% das palavras do vocabulário brasileiro sofreram alterações que incluem mudanças como a inclusão as letras k, y e w no alfabeto; mudanças na acentuação gráfica, na utilização do trema e do hífen.
O Brasil é o primeiro país a adotar as mudanças, que inicialmente serão obrigatórias para os documentos do governo, sendo concedido um prazo maior para as escolas, devendo o ensino médio adotar as medidas a partir de 2010.
Em relação aos concursos públicos acreditamos que as mudanças serão gradativas com o aumento paulatino da inclusão das novas regras nos editais, sua intensificação a partir do próximo semestre e a utilização como regra já a partir do próximo ano. Vale lembrar que as novas regras já podem ser oficialmente cobradas nos concursos e a sua cobrança, ou não neste momento depende apenas de sua  presença nos editais.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Relaciona Impotência com Doença Periodontal

Pesquisa realizada com 305 homens e apresentada em Bruxelas durante o 13° Congresso Internacional de Medicina Sexual demonstra relação estatísticamente significativa entre impotência e doença periodontal. De acordo com o trabalho, dos 305 homens avaliados 23% apresentavam impotência. Dentre os impotentes 9,8% já possuíam diagnóstico de doença periodontal, enquanto apenas 2,1% dos não impotentes apresentavam doença periodontal.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Aponta a Saúde Como o Principal Problema dos Brasileiros

Pesquisa realizada pelo Datafolha, demostra que a saúde é percebida pela população como o principal problema enfrentado pelo país. A pesquisa, realizada nos últimos dias de novembro, demonstrou que a resposta espontânea dos entrevistados ao serem perguntados sobre o principal problema do país foi: em primeiro lugar a saúde com 25%, em seguida vem o desemprego com 18%, a segurança com 16%, educação com 9%, miséria 6%, economia 4% e a corrupção em último com apenas 3%.
Na região nordeste, o desemprego é citado como o principal problema com 23% das respostas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Discriminação por Idade Irregularidade Comum nos Concursos

A limitação por idade em concursos de vários orgãos e instituições públicas no Brasil tem gerado ações na justiça por parte de candidatos de todo o país, que vêem ultrajado seu direito de participar em um concurso público pelo simples fato de terem idade superior àquela prevista no edital.
O que a justiça tem alegado nestes casos é que a constituição brasileira proíbe qualquer tipo de discriminação, e neste caso a discriminação etária está sendo praticada. A lógica também está ao lado dos candidatos, já que não se pode pressupor que um candidato mais novo é mais saudável e vigoroso que uma candidato alguns anos mais velho. Os exames médicos e físicos, que estas seleções realizam, é que deverão estabelecer a capacidade do candidato de atender, ou não às especificações do cargo pretendido. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Petrobrás Distribuidora Divulga Resultado Final

A Petrobrás Distribuidora teve divulgados os resultados finais de seu concurso, organizado pela Fundação Cesgranrio. Todas as vagas do concurso estão em cadastro de reserva. Para a Odontologia as vagas foram destinadas ao estado do Rio de Janeiro, com vagas para a capital e para a cidade de Caxias. 
O concurso tem validade de 06 meses podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Não foi divulgado o quantitativo de aprovados que serão chamados. As convocações devem começar em 06 meses. 
O concurso contou com a inscrição de 2.088 cirurgiões - dentistas para o cargo de Dentista Júnior. A carreira de nível superior com o maior número de inscritos foi a de Administração com 18.424 inscritos, enquanto a carreira de medicina teve a inscrição de apenas 396 candidatos. Mais informações podem ser obtidas em www.cesgranrio.org.br

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Perspectivas para o Ano de 2009

O ano de 2008 foi marcado, mais uma vez, pela paralisação na liberação de um grande número de editais de concursos. A lei eleitoral proíbe a contratação, ou a demissão de servidores durante o período eleitoral  que engloba os três meses anteriores e posteriores à eleição. A lei eleitoral não proíbe a realização de concursos, somente a contratação ou demissão de servidores na esfera administrativa em que será realizado o pleito. Os concursos públicos poderiam não ter sofrido nenhuma alteração, bastando que os aprovados fossem contratados a partir de janeiro. 
Em 2009, os concursos não sofrerão paralisação por não ser uma ano eleitoral em nenhuma das esferas administrativas do país e os candidatos devem aproveitar ao máximo as novas oportunidades que forem surgindo. O ano de 2009 não será um ano eleitoral, mas será um ano extremamente importante já que em 2010 ocorrerá a eleição para presidente e governadores e muitos recursos públicos serão investidos em saúde, uma das principais reivindicações da população de norte a sul do país. Os governos que hoje são situação investirão em deixar a casa arrumada com vistas a obter bons resultados nas eleições de 2010 e nem a crise financeira que gravita mundialmente deve afetar a realização de concursos. 
Os empregos públicos são e continuarão a ser o porto mais seguro de quem quer ter um bom emprego.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Governo do Estado do Rio de Janeiro Prepara Concurso com 120 Vagas para Odontologia

O Governo do estado do Rio de Janeiro deve divulgar até meados de outubro um novo concurso para a área de saúde, que deve totalizar cerca de 7.700 cargos em várias áreas, sendo 120 vagas para cirurgiões dentistas. O concurso deve ser organizado pela Fesp/RJ e as provas devem ocorrer já no final de novembro. As vagas deste concurso são  para contratação temporária e serão alocadas para suprir as necessidades da Secretaria Estadual de Saúde até a implementação das Fundações Estatais de Saúde, modelo que o governo estadual pretende implantar em várias de suas unidades.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Especialista da IBM Prevê Fim do Email em 07 Anos

De acordo com Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM no Brasil, o email está com os dias contados devendo ser substituído por novas tecnologias num prazo de 05 a 07 anos em todo o mundo. Após toda a revolução que o email proporcionou ao mercado de trabalho, o surgimento de novas tecnologias mais interativas e dinâmicas farão com que o que uso do email se torne algo antiquado e contraproducente.
Estas novas tecnologias que já estão disponíveis hoje são as redes sociais, os wikis, os comunicadores instantâneos e grupos de trabalho on -line. Há no mundo de hoje, uma mudança na gestão da produção do trabalho que é feito de modo mais integrado dentro de comunidades próprias focadas em objetivos comuns.
Vale lembrar que a avalanche de emails que lotam caixas postais representa em todo o mundo queda na produtividade das empresas ao fazer com que funcionários tenham que avaliar as informações recebidas.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Ministério da Saúde Lança o Maior Estudo Epidemiológico da América Latina

O Estudo Longitudinal sobre a Saúde do Adulto (Elsa) lançado pelo Ministério da Saúde durante o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia em Porto Alegre/RS vai avaliar durante 20 anos a saúde de adultos de 35 a 74 anos em todas as regiões do país, quanto à prevalência de diabetes, doença coronariana, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
O objetivo do estudo é gerar informações específicas  no Brasil para o tratamento destas doenças, já que todas as informações utilizadas no tratamento destas doenças atualmente são resultados de pesquisas realizadas em outros países. Esta é a primeira vez que um estudo vai gerar informações no Brasil para tratamento destas doenças nos brasileiros. Seis instituições de ensino superior vão trabalhar no programa.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Mostra que 42% das Gestantes no Brasil Tem Algum Tipo de DST

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Fortaleza e Goiânia, constatou que 42% das grávidas possuem algum tipo de doença sexualmente transmissível.
As doenças sexualmente transmissíveis mais encontradas foram o HPV em 32,5% das examinadas e a sífilis em 13,5%. Outras doenças também citadas com maior número de casos foram a gonorréia e a clamídea.
O estudo examinou 3.300 gestantes e apesar de ter sido realizado com moradoras de cidades que apresentam diferentes níveis de renda e escolaridade encontrou o mesmo índice para DST não importando a cidade na qual as gestantes residiam.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Saúde no Brasil Tem 3,9 Milhões de Postos de Trabalho

Pesquisa sobre o PIB da Saúde realizada pelo IBGE com dados abrangendo o período de 2000 a 2005 demonstra que 4,3% dos postos de trabalho no Brasil são ocupados pelo setor saúde. Aproximadamente um terço do total de postos de trabalho, ou 1,3 milhão estão na saúde pública, que é a área que mais emprega na saúde no Brasil.
De acordo com a pesquisa, do total de ocupações em atividades de saúde 32,8% estão na saúde pública; 26,8% em outras atividades ligadas à saúde; 17,8% no comércio de produtos médicos ortopédicos e odontológicos, 10,5% nos serviços sociais privados, 5,9% no atendimento hospitalar e 1,9% na fabricação de aparelhos médicos, hospitalares e odontológicos.
A pesquisa apresenta um rendimento médio anual na saúde de R$15,9 mil. Vale lembrar que um posto de trabalho não equivale a uma pessoa, já que postos de trabalho diferentes podem ser ocupados pela mesma pessoa. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Bradesco Alcança Crescimento de 44% nas Vendas de Plano Dental

Dados divulgados pela coluna Negócios & CIA do jornal O Globo mostram que o crescimento econômico tem feito bem às vendas de planos dentais. Somente neste ano nos primeiros seis meses, a Bradesco Seguros e Previdência alcançou crescimento de 44% nas vendas de planos de saúde e dental. O foco do crescimento são pequenas e médias empresas que possuem de 05 a 99 funcionários.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Anvisa vai Aumentar Restrições nas Propagandas de Medicamentos

Após audiência pública realizada em 30/07/2008 e de mais de dois anos de discussão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária prepara uma nova resolução sobre a publicidade de medicamentos.
Um dos problemas que a agência identifica nas propagandas atuais de televisão e rádio é que geralmente uma personalidade famosa atua como ator principal, mas as advertências ao uso do medicamento são feitas em uma chamada secundária com outro ator ou locutor. 
 De acordo com a nova resolução que deverá ser editada até outubro deste ano, o ator principal deve fazer as advertências ao uso do medicamento, que serão específicas, falando sobre os riscos do uso de cada tipo de medicamento, fazendo com que a personalidade escolhida para a peça publicitária seja um formador de opinião tanto do uso do medicamento, como de seus riscos.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Os Melhores Cursos de Odontologia do Brasil

O Ministério da Educação divulgou a lista do novo conceito, o Conceito Preliminar, utilizado na avaliação de 16 carreiras entre elas a Odontologia. De acordo com o novo conceito que é composto pela nota do ENADE e também por uma série de outros fatores, estão listadas abaixo as faculdades de Odontologia que alcançaram a nota máxima 5. Vale lembrar que a USP e a UNICAMP não participaram da avaliação do MEC, por discordarem da metodologia utilizada. Atingiram nota 5 as seguintes instituições:

- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
- UNESP – Universidade Júlio de Mesquita Filho, Araraquara;
- UNESP - Universidade Júlio de Mesquita Filho, Araçatuba e
- UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Veja como o MEC Avalia as Faculdades

O MEC está utilizando um novo conceito para avaliar as faculdades de todo o Brasil.
O Conceito Preliminar é formado principalmente pela nota do ENADE(40%) e pelo IDD(30%). 
O ENADE é o exame que substituiu o provão, o IDD  é o Índice de Desempenho, já que o ENADE avalia tanto os formandos como os calouros, e é justamente neste ponto que estão boa parte das discordâncias quanto ao modelo de avaliação. Outros fatores que também compõe o Conceito Preliminar são:  o regime de trabalho dos professores, o percentual que possui doutorado, como os alunos vêem a infra-estrutura da faculdade e o projeto pedagógico implementado.  
 O conceito máximo é 5, faculdades que receberam conceitos 1 e 2 poderão apresentar recurso, podendo receber visita de comissão de avaliação do MEC, tendo prazo de 01 ano para apresentar melhorias. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman


Pesquisa Mostra Expansão da Classe Média para 51,89% da População

Pesquisa realizada pelo economista Marcelo Nery da Fundação Getúlio Vargas demonstra que houve inclusão de cerca de 4,5 milhões de brasileiros na classe média entre abril de 2002 e abril de 2008. Pela pesquisa, fazem parte da classe média aqueles que possuem renda domiciliar mensal entre R$1.064,00 e R$4.591,00.
A pesquisa foi criticada por sociólogos, por se fixar apenas nos critérios de renda e consumo. De acordo com especialistas, a posição social não muda apenas pelo critério renda, há de se ver a qualidade deste ganho que a população está tendo, o tipo de ocupação e principalmente se ele está alicerçado pelo aumento do nível educacional. Este avanço, se calcado na elevação do nível de educação, poderia sugerir mais sustentabilidade à expansão da classe média mostrada pela pesquisa. De acordo com alguns críticos, em 2005 cerca de um terço das pessoas entre 18 e 25 anos não possuíam o ensino fundamental completo, o que demonstra que a expansão da classe média citada na pesquisa ocorre pela melhoria do cenário econômico e não possui base educacional sustentável, ou seja, mudanças no cenário econômico poderiam fazer desaparecer rapidamente a expansão citada na pesquisa. 

© www.odontoconcursos.com.br, Marcos Frydman